20/07/15 | 12:57
Projetos de escola da Semed são apresentados na 67ª Edição da SBPC

IMG_8818Dois projetos da Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, localizada na zona Norte, representaram o Amazonas na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro, que teve como tema “Luz, Ciência e Ação”, encerrou no sábado, 18, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

Os projetos escolhidos da escola municipal foram “Socializando Saberes: a história do Amazonas através das toadas de boi-bumbá” e “Enamorados pela Vida: cantando e dançando contra as drogas”. Ambos são financiados pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que participem no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Para o professor de História Rosivaldo da Fonseca Moreira, que junto com a professora Ariadenes Santos apresentou os projetos durante a exposição na reunião, o evento funcionou para a troca de experiências, que serão usadas em futuros projetos na escola.

“Foi uma semana de muito conhecimento com outros professores que realizam projetos em suas escolas. Durante um dia, ficamos em um estande apresentando os dois projetos da escola, mostrando em um resumo qual era o seu objetivo e a importância para a sociedade. Nos outros dias participamos de minicursos, palestras, mesas-redondas e outras atividades para obter conhecimento. Foi muito bom”, relatou o professor.

IMG_8599Ainda de acordo com Moreira, cada projeto conta com cinco alunos e um apoio técnico e todos recebem uma bolsa de apoio no valor de R$ 120, paga pela Fapeam, mas o numero de alunos voluntários pode ser maior. Ele relatou que o projeto ‘Socializando Saberes’ incentiva os alunos a pesquisarem mais a fundo a história do Amazonas e o ‘Enamorados Pela Vida’ alerta os jovens sobre o perigo das drogas.

“O ‘Socializando Saberes’ trabalha a história do Amazonas pela parte teórica desde a sua pré-história, todas as passagens importantes que tiveram no Estado e, a partir disso, os alunos procuram letras de toadas dos bois-bumbás de Parintins que mostrem essa história. Com isso, trabalhamos a dinâmica em sala de aula e eles expõem o que aprenderam. Já o ‘Enamorados Pela Vida’, que é coordenado pela professora Ariadenes, leva os jovens a pesquisarem e conhecerem sobre as drogas e o resultado eles transformam em música. Eles fazem uma palestra sobre o uso e sua consequência e finalizam com um rap, com a letra voltada de acordo com a pesquisa”, relatou o professor.

Reunião Anual
O tema “Luz, Ciência e Ação” deste ano é alusivo ao ano internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. A edição de 2016 deve ocorrer em Porto Seguro, na Bahia.


TEXTO: João Pedro Figueiredo

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054