23/07/18 | 10:47
Projetos da Semed serão apresentados na 70ª edição da SBPC

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará representada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), até o dia 28/7, na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na cidade Maceió, Alagoas, e que este ano terá como tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Serão apresentados dois projetos, um com os resultados do Programa Ciência da Escola (PCE) em 2017 e outro de observação sobre o uso de smartphones em sala de aula.

As reuniões da SBPC têm o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Informação e difundir avanços da Ciência em diversas áreas do conhecimento para a população.

Os professores Romualdo Caetano e Rosivaldo Moreira, coordenador e coordenador suplente do PCE na Semed, apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos nas escolas por meio do programa no ano de 2017. Segundo Rosivaldo, o diferencial do PCE é representado pela produção da ciência dentro do espaço escolar (ou a partir dele), através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, que garantem a formação e transformação do pensar e fazer científico dos alunos.

“Nós traremos para esse evento os resultados dos acompanhamentos do PCE, que foram alcançados ao longo dos anos, de forma mais qualitativa e, que buscam garantir a excelência no processo de alfabetização cientifica no Amazonas”, disse.

Quem também ser apresentará na SBPC será o professor Alvanir Carolino, da Escola Municipal Anastácio Assunção, que desenvolveu, por meio de registros fotográficos, o projeto “Esse é o meu lugar: observação e análise do cotidiano urbano do bairro São Lázaro através de imagens fotográficas”, em que ele analisou as dinâmicas sociais diárias do bairro em que os estudantes vivem e estudam.

Segundo ele, com a observação foi possível constatar um grande uso dos smartphones e o dilema de se usar ou não no cotidiano escolar essa ferramenta tecnológica. “Através do uso dos smartphones é possível ultrapassar os limites físicos da escola. Com o trabalho, os alunos se sentiram estimulados a utilizar mais esse recurso no auxilio pedagógico”, afirmou.

Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Participam, ainda, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Arquivo/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054