01/09/14 | 16:45
Projeto visa incentivar iniciativas nas escolas para a redução dos acidentes de trânsito

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fechou parceria inédita no Amazonas com a Fundácion Mapfre para a implantação do projeto “Educação viária é vital” na rede municipal de ensino. A ideia é incentivar iniciativas inovadoras para a redução dos acidentes no trânsito.

Para dinamizar o projeto, aproximadamente 75 educadores da secretaria, entre pedagogos da rede municipal, assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e de departamentos da Semed estão participando da formação do projeto. A capacitação iniciou nesta segunda-feira, 1º, em tempo integral. A programação prossegue nesta terça-feira, 2, no período da manhã, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A proposta do projeto é contribuir para a formação do cidadão e disseminar valores à sociedade, por meio de iniciativas inovadoras que visam à redução de acidentes no trânsito. Os educadores participantes da qualificação serão posteriormente os multiplicadores do programa na comunidade escolar e nas salas de aula.

“A formação na Semed vai colaborar ainda mais com a educação para o trânsito, trabalho que já existe dentro da secretaria. É algo inédito pela fundação Mapfre. Depois disso, os professores vão repassar o conteúdo aos alunos. Eles receberão um material para desenvolver o projeto”, concluiu o assessor pedagógico da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, André de Soledade.

A consultora de Educação no Trânsito da Fundação Mapfre, Marilia Ribeiro Souza, disse que o projeto já foi implantado na Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Acre, Pará, e agora chega a capital amazonense por meio da Semed.

“A ideia principal é que o professor incentive o alunado e que os projetos partam, realmente, dos estudantes. O educador, na verdade, é o mediador e a criança vai fazer o projeto acontecer. Os melhores projetos passarão por uma avaliação, sendo que apenas um deles será selecionado por capital”, disse. Ela afirmou, ainda, que o professor responsável pelo projeto escolhido de Manaus, fará uma apresentação em São Paulo, com tudo pago, no dia 12 de dezembro.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antônio Anastácio Cavalcante, localizado no Conjunto Castanheiras, zona Leste, já trabalha com a temática do trânsito com 480 alunos da escola, desenvolvendo o projeto “Amigos do trânsito”. Para a pedagoga, Noroney Ferreira da Silva, a formação é mais uma ferramenta pedagógica para lidar com o assunto e também uma oportunidade para a abertura de novos horizontes dentro do assunto.

“A diferença é que vamos envolver a formação do cidadão, trabalhando o caráter das crianças, principalmente sobre como se tornar um motorista responsável. É algo diferente porque antes visávamos à sinalização, o trânsito, e não focávamos a postura do cidadão. Vamos incluir em nosso projeto a ética, o respeito ao próximo e, agora, vamos trabalhar mais isso com os alunos.”, salientou.

Transversalizando o trânsito

No ano passado, a Semed realizou, em parceria com o Instituto Municipal de Engenhara e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), o projeto “Transversalizando o trânsito”, envolvendo professores de 84 escolas da rede municipal de ensino.

Já este projeto, o “Educação viária é vital” será realizado em três etapas na rede municipal. A primeira com a formação dos educadores e a entrega do kit educacional, contendo os livros “Conhecendo o programa” e “Circulando pela escola”. A segunda fase será no próximo ano, com a formação “Circulando pelo bairro”. A última fase terá a temática “Circulando pela cidade”, em 2016.

 

 

TEXTO: Paulo Rogérgio Veiga

FOTOS: Lton Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054