07/03/19 | 15:47
Projeto Valores para a Vida é desenvolvido com crianças do Cmei Madre Elísia

Os educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elísia, localizado no São Raimundo, na zona Oeste de Manaus, pensando em criar um ambiente harmônico entre as crianças, trabalharam durante todo mês de fevereiro o tema “Regras e Combinados”. Durante as ações, as 305 crianças da unidade de ensino tiveram acesso a regras de boa convivência  no cotidiano das salas de aula.

Para trabalhar com o tema, durante o mês de fevereiro, foram desenvolvidos em sala de aula a elaboração de cartazes, contação de histórias, trabalho com figuras, além de outras ações incorporadas à rotina do Cmei. No encerramento, os professores interpretaram os personagens da estória Dani Furacão, da escritora Carmen Lúcia Campos.

No livro, toda vez que Daniela era contrariada, transformava-se em Dani Furacão. Com muito carinho e paciência, os pais dela a fizeram perceber que bater ou gritar não levava à solução dos problemas. A menina aprendeu a conversar e a expor os sentimentos delas, transformando por completo seus relacionamentos.

A gestora da unidade, Wanderluce Almeida, afirmou que os resultados desse trabalho, que faz parte do projeto Valores Para a Vida, que acontece desde 2015, são notáveis, principalmente porque existem muitas crianças no Cmei que estão indo à escola pela primeira vez na vida.

“A gente passa o ano todo com essas ações. Essa primeira fase do projeto apresenta as regras e o cenário educacional como um todo. Depois de contar as histórias, os alunos recontam e eles estão assimilando muito bem, porque todo trabalho é feito de maneira lúdica”.

A próxima fase do projeto acontecerá entre março e abril e aproveitará o tema da Páscoa para trabalhar com os alunos o amor ao próximo e a compartilhar.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054