27/09/12 | 16:03
Projeto Teatro-Educação mostra arte do teatro na Educação Infantil

Criatividade e o imaginário infantil foram os destaques na apresentação do Projeto Teatro-Educação promovido pela Divisão de Educação Infantil nesta quarta-feira, (26), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Do figurino à apresentação teatral, mais de 180 alunos de 3 a 5 anos da Educação Infantil participaram dessa construção da arte em suas escolas. Visita ao Teatro Amazonas, conhecimento do histórico do teatro e a representação por meio de desenhos, painéis, criação de histórias até chegar à encenação foi o processo vivenciado no Projeto Teatro-Educação.

O Subsecretário de Gestão Educacional, Suames Maciel, abriu o evento e destacou a importância de trazer para a sala de aula o teatro.

“É de fundamental importância oferecer ao educando essa inserção à arte, cultura e música, pois isso contribui para a formação integral do homem. A equipe pedagógica entende que esse é o caminho na perspectiva integral do homem que trabalha a expressão corporal, verbal, liderança, sensibilidade, dentre outros aspectos que fazem parte do processo educacional. O propósito não é formar artistas, mas ajudar na formação do ser humano como um todo, ou seja, uma formação integral”, ressaltou o Subsecretário.

De acordo com a Assessora Pedagógica da Divisão de Educação Infantil, Eliseanne Lima da Silva, nesta mostra estão participando 7 escolas (1 unidade de cada DRE). Segundo ela, o objetivo do evento é propiciar um recurso a mais para o professor utilizar em sala de aula.

“É um projeto piloto, já existia no Ensino Fundamental e na Educação Infantil é o 1° ano. O teatro proporciona o desenvolvimento de várias capacidades mentais superiores, além da expressão verbal, gestual e a reelaboração da sensibilidade estética. O projeto atende ainda às atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (2009)”, explicou a assessora.

As assessoras pedagógicas que estiveram na organização direta do evento, Eline Alves e Leila Lima, relataram que as escolas participantes eram visitadas semanalmente para acompanhar e orientar os exercícios realizados pelos professores em sala de aula, além de oferecer no decorrer do ano 4 formações de teatro em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

“Nas formações os professores receberam as informações necessárias para implementar na sala de aula o teatro escolar. Nas escolas, os alunos escreveram as histórias que seriam encenadas, desenharam os cenários e painéis. Hoje, a mostra é o reflexo de todo o trabalho desenvolvido em 2012”, ressaltaram as assessoras.

A professora do CMEI Profª. Rita Etelvina de Cássia G.Mourão (Manoa), Andréa Barbosa, construiu juntamente com seus 17 alunos a peça “O caubói Daniel e o tesouro do bicho papão”.

“A peça desenvolve acima de tudo o imaginário infantil e a fantasia das crianças. A história foi criada pelos alunos que deram a ideia do figurino, dos personagens, cenário e tudo mais. Os que mais se destacaram foram escolhidos para atuar como personagens principais. O teatro desenvolve a parte social, o comportamento com as outras crianças e até mesmo as tímidas se libertam”, afirmou a professora.

As crianças do 2° período (5 anos) do CMEI Onias Bento da Silva Filho (Cidade de Deus) apresentaram a peça “O protetor da floresta e a espada mágica”.

Segundo a professora do CMEI Onias Bento, Alessandra Dantas, os alunos criaram a história, passaram pelo processo de preparação da voz, pinturas no rosto, concentração, material do cenário, construção dos figurinos e demais acessórios da peça.

Ao final das apresentações, os CMEI´s foram premiados por suas performances.

O evento é uma ação intersetorial realizada pela Divisão da Educação Infantil com a experiência da Divisão do Ensino Fundamental, a participação de todas as Divisões Regionais de Educação (DRE´s), Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e o campo de atuação nas escolas municipais que participaram do projeto.

Conheça as peças teatrais dos CMEI´s:

CMEI Profª Rita Etelvina de Cássia G. Mourão  – “ O caubói Daniel e o tesouro do bicho papão”

CMEI Profª Renata Holanda de S. Gonçalves – “Ribeirinho”

CMEI Onias Bento da Silva Filho – “O protetor da floresta e a espada mágica”

CMEI Ismail Aziz – “A caixinha secreta”

CMEI Abelhinha – “A floresta encantada”

CMEI Prof. José Érico P. de Souza – “O anel encantado”

CMEI Hermann Gmeiner – “O peixinho teimoso”