03/05/16 | 10:53
Projeto “Somos Todos Educadores” começa na Escola Divino Pimenta

Esc. Mul. Divina Pimenta - Fotos Rodemarques Abreu (10)O 1º dia de execução do Projeto “Somos Todos Educadores”, realizado esta segunda-feira, 2, nesta Escola Municipal Divino Pimenta, no Bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foi marcado com palestras, atividades recreativas, além de serviços de capinação e poda de árvores. A ação é pioneira no Amazonas e faz parte  do Projeto de Expansão Educacional da Rede Municipal de Manaus (Proemem), ligado a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto está em sua primeira fase e busca desenvolver ações planejadas entre as Secretarias Municipais, em busca do aperfeiçoamento da qualidade do ensino, preservação do ambiente da escola e sensibilização da comunidade por meio de palestras, seminários e eventos.

Esc. Mul. Divina Pimenta - Fotos Rodemarques Abreu (13)As atividades desta segunda-feira, 2, envolveu as  secretarias municipais de Saúde (Semsa), em conjunto com seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);  Limpeza Urbana (Semusp), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além de 500 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da unidade escolar.

De acordo com a presidente do grupo de trabalho do Proemem, Vilma Pessoa, a ação realizada na escola deu início ao ciclo de atividades, que neste primeiro momento, contemplará 20 unidades educacionais da zona Leste. Ela destacou ainda que a escola Divino Pimenta é a escola polo do bairro Jorge Teixeira.

“Na escola polo acontece mais atividades. Nela, informamos todo cronograma de execução e que tipo de atividades e serviços  serão disponibilizados nas escolas que serão executados o projeto”, salientou.

Esc. Mul. Divina Pimenta - Fotos Rodemarques Abreu (3)O trabalho integrado permitiu a realização de diversas frentes de atuação das secretarias envolvidas na ação. A Semsa realizou a longo do dia as palestras, destacando temas voltados à promoção a saúde e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Semulsp levou o grupo Garis da Alegria, promovendo momentos de brincadeiras e lúdicos com as crianças. A Semmas  desenvolveu debates e discussões sobre educação ambiental, por meio de palestras e também ofereceu o serviço de poda. Além dos órgãos municipais participou, também, a empresa privada Costa Rica com o serviço de capinação na área de recreação da escola.

Para gestora da unidade, Francisca Trindade, o projeto veio em momento propício e ajudou a escola resolver alguns problemas. “Eu acho que este projeto é um meio de trazer a prefeitura para escola, de resolver situações simples e ao mesmo tempo extremamente importantes para bom andamento de nossas atividades”, disse.

A Semmasdh, outra secretaria envolvida na ação, levou os alunos a refletirem sobre a erradicação de trabalho infantil, abuso causado em crianças, entre outros temas. Uma das representantes da secretaria, a gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Iracilda Nascimento, afirmou que  o projeto é uma iniciativa  positiva, porque ajuda as secretarias a intensificar suas frentes de trabalho.

“O projeto ajuda a transmitir o recado sobre o trabalho infantil. Entendemos que a ideia além de beneficiar as escolas envolvidas poderá fortalecer e intensificar as diversas ações realizadas pelas secretarias da prefeitura de Manaus”, destacou.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054