15/08/12 | 13:34
Projeto Saúde Sempre do Grupo Bringel beneficia escolas municipais

Ações voltadas para a avaliação da saúde da criança a fim de contribuir no seu rendimento escolar é a meta do Projeto “Saúde Sempre” do Grupo Bringel, um trabalho em conjunto com a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Mil alunos da Educação infantil ao 5º ano das Escolas Municipais Abelhinha, Catarina da Paz, Chapéu de Palha, Arte e Cultura, Bem-Te-Vi, Hemetério Cabrinha e Regina Vitória localizadas na Zona Leste de Manaus foram beneficiados com o Projeto. Até o final deste ano serão atendidos aproximadamente 2 mil alunos.

Nesta segunda-feira, (13), das 10h às 11h e das 12h30 às 14h30, foi realizado a entrega da medicação, receituário e os resultados dos exames pelo Grupo Bringel aos alunos das escolas municipais atendidas pelo projeto.

O projeto se deu a partir de um termo de compromisso assinado pela empresa BRINGEL LTDA e Ministério Público do trabalho da 11º região.

Segundo a Gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais – GACPE, Dircélia Ortiz Almeida, o principal objetivo do projeto é avaliar a saúde da criança e dessa forma contribuir para o seu rendimento em sala de aula.

“Uma criança saudável tem muito mais condições de aprender e assimilar o conhecimento do que outras que não estão. Portanto incentivos e parcerias como esses só vem contribuir e estimular a educação e o trabalho que desenvolvemos enquanto secretaria”, comentou a gerente.

Na primeira etapa do projeto, os técnicos da empresa realizaram visitas técnicas às unidades educacionais selecionadas realizando palestras de conscientização sobre os cuidados e higiene para evitar as verminoses. Posteriormente foram realizadas coletas de exames e a entrega dos medicamentos (benzoil metronidozol – parasitas) 50 unidades e albendozol (almintos) com 52 unidades.

“Acreditávamos que após as nossas visitas e palestras encontraríamos crianças mais saudáveis, mas pelo contrário, quase 90% delas estão infectadas com parasitas. A importância dessa distribuição hoje, (segunda), é que os pais fiquem cientes para orientar e manter seus filhos com saúde porque o aluno com parasita não tem energia, animação e a criança ficará um pouco mais debilitada sendo que o mesmo não consegue ter um bom rendimento”, explicou Thais Negrão da Empresa Bioplus, que presta serviço para o Grupo Bringel.

Para o avô e comunitário, Raimundo Morão de Melo, a empresa Bringel está fazendo um trabalho exemplar e deve ser seguido por outras instituições. “Por meio desse trabalho, meus netos terão uma melhor qualidade de vida, pois lhes serão oferecidos exames e medicamentos de forma gratuita. Isso é maravilhoso e muito humano”, salientou.

“Às vezes queremos ajudar e não sabemos como. O projeto saúde veio ao encontro dessa necessidade, pois tanto os alunos da minha escola quanto de outras terão a oportunidade de ter consultas médicas e medicamentos gratuitos. É fundamental o serviço da empresa junto à comunidade. Como gestor, sinto-me feliz de ter a escola como parte disso, de estar ajudando a propiciar este serviço aos 316 alunos do 1º ao 5º ano. Espero que ações como essa sejam multiplicadas”, afirmou o gestor José Carlos.

Conheça um pouco mais do projeto Saúde Sempre:

O projeto Saúde Sempre iniciou no 2º semestre de 2011 por meio de palestras educativas e teve como público alvo os pais dos alunos.

Em 2012, o projeto reiniciou no mês de maio atendendo cerca de 1000 alunos com a entrega de kits coletores, sendo que somente 834 alunos se propuseram a fazer os exames. Desse total, 605 tiveram o resultado positivo (72%) e 229 (27%) tiveram o resultado negativo, ou seja, dos 834 alunos, 605 precisaram receber medicamentos.