15/09/15 | 14:10
Projeto ‘Rios Voadores’ tem aula inaugural em escola municipal

Projeto Rios Voadores. EM. Tereza Abtibol. Fotos Cleomir (10)Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol, localizada no bairro São Francisco, zona Sul, tiveram nesta terça-feira, 15, a aula inaugural do projeto ‘Rios Voadores’. Com o tema ‘Rios Voadores, a Amazônia e o clima brasileiro’, os alunos vão aprender sobre a preservação do meio ambiente e entender como funciona o fenômeno dos rios que influencia na climatização do planeta.

De acordo com a assessora de Educação Ambiental, da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ 1), Valdenice Barreto, o projeto vai ser trabalhado a partir deste mês de setembro com os 31 alunos do 3º ano e segue até o final de novembro. Os resultados do trabalho serão expostos na primeira quinzena de dezembro.
Ainda segundo Barreto, a ideia principal do projeto é levar ao conhecimento dos alunos a importância da preservação da natureza para benefícios futuros.Projeto Rios Voadores. EM. Tereza Abtibol. Fotos Cleomir (15)

“Vamos trabalhar a questão socioambiental, os recursos hídricos, a preservação da natureza. Tudo por meio do fenômeno Rios Voadores, que é uma massa de ar com grande quantidade de umidade que se desloca sobre os continentes. É o vapor da água que está na atmosfera e que também se movimenta com o vento. Os alunos vão aprender a importância da preservação de uma árvore, onde começa todo esse processo”, informou.Projeto Rios Voadores. EM. Tereza Abtibol. Fotos Cleomir (26)

Como a escola está situada próxima a um igarapé, a professora ainda destacou que serão realizadas pesquisas de campo para que os alunos possam entender de perto o que pode acontecer se não houver algum tipo de preservação. Segundo a professora da turma, Marilene Brandão, antes do projeto, os alunos já trabalharam sobre o tema água. Ela destacou que os trabalhos do projeto Rios Voadores somam-se a este conhecimento adquirido.

“Agora, com o projeto, os alunos poderão explorar mais esse conteúdo e realizar pesquisas. É bom para o conhecimento e para que eles possam se tornar cidadãos mais conscientes”, relatou.

Na aula inaugural, os alunos realizaram apresentações sobre o que já aprenderam sobre a água e um musical sobre a importância da preservação.

Texto: João Pedro Figueiredo
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054