14/12/17 | 19:49
Projeto piloto do programa Ocas do Conhecimento é apresentado a alunos da rede municipal

Alunos da Escola Municipal Dom Milton Corrêa Pereira e que fazem parte da Oca do Conhecimento Ambiental da zona norte , da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram a oportunidade de conhecer o projeto piloto sobre boas práticas de sustentabilidade, durante visita ao Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no shopping Manauara, na tarde desta quinta-feira, 14/12.

Segundo a coordenadora das Ocas, Gina Gama, a ideia do projeto é mostrar aos alunos das escolas da rede municipal de ensino as ações sustentáveis realizadas e, principalmente, estimular a mudança de hábito em relação ao ambiente, apresentando meios viáveis e gestos simples praticados diariamente. Além disso, a apresentação do projeto encerrou os trabalhos de 2017 das Ocas do Conhecimento.

“Com encerramento das atividades de 2017, estamos desenvolvendo um projeto piloto para 2018, que oportunizará aos alunos que vierem conhecer o espaço, a participação em uma série de atividades socioambientais e o conhecimento  sobre as praticas sustentáveis realizadas, como reaproveitamento de resíduos sólidos, de alimentos, descarte correto de plásticos e, ainda, ideias inteligentes que tem o objetivo de despertar uma mudança de comportamento com relação a questão de ambiental”, explicou.

O espaço administrado pela secretaria, por meio da coordenação da Oca do Conhecimento Ambiental do órgão fica localizado no Mezanino do Manauara Shopping, no piso G3. Segundo a coordenadora do Espaço Ecam, Maria Auxiliadora Salgado, ao longo do ano, quase mil alunos participaram de algum tipo de atividade no local.

“De julho a dezembro de 2017 tivemos uma série de atividades. Ao todo foram 14 exposições, com a participação de 25 escolas da Semed”, disse.

Durante a visita os alunos percorreram as docas 1 e 3 do shopping, onde são realizados trabalhos de compostagem e com resíduos secos. Além disso, os estudantes conheceram uma  área do  centro comercial onde há   varias árvores de buriti  . A estudante do 5º ano, Adrielle Vitória Castro, garantiu que a visita foi esclarecedora. “Eu gostei bastante, porque aprendi várias coisas interessantes, como o uso consciente da água e reaproveitamento de alimento e de objetos que podem ser reutilizados”, disse .

A atividade contou ainda com a  presença das escritoras  locais Silvia Grijó e  Ana Peixoto,  que apresentou o sarau literário musical, chamado coisa da Ana e amigos,  composto por música, contação de histórias e  declamação de poemas.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054