29/11/18 | 15:16
Projeto Oca vai à Escola realiza última visita do ano em unidade de ensino da zona Leste

Visando realizar um trabalho em educação ambiental voltado para os alunos das unidades de ensino da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio das Ocas do Conhecimento, realizou durante todo o ano visitas a diversas escolas por meio do Oca vai à Escola. Nesta quinta-feira, 29/11, a Escola Municipal Maria Auxiliadora Azevedo, na zona Leste de Manaus, foi a escolhida para a última edição do projeto em 2018.

Com essa visita, o programa contemplou 10 escolas da rede municipal de ensino, levando parcerias para trabalhar questões ligadas ao ambiente e sustentabilidade para estudantes e para a comunidade. O projeto conta com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Saúde (Semsa), de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Corpo de Bombeiros, 7° Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Instituto Soka.

Na unidade, mais de 400 estudantes, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, puderam ter palestras sobre prevenção de acidentes aeronáuticos, arqueologia, sobre árvores, além das oficinas de quelônios, de primeiros-socorros, horta vertical, entre outras ações.

O assessor das coordenadorias das Ocas Ambientais, Ewerton Nascimento, conta que o projeto iniciou inspirado por uma oficina realizada em 2016 e gerou frutos em 2017 no atual formato.

“Iniciamos no mês de março e atendemos a todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), uma escola por mês, e podemos afirmar que foi uma ação de sucesso porque conseguimos agregar mais de 10 parceiros dentre institutos e pessoas físicas que contribuíram com o processo de educação ambiental na cidade de Manaus. Essa atividade é um sucesso, tem uma boa aceitação, com as escolas chamando a gente”.

A escola já trabalhava questões relacionadas à preservação do meio ambiente e do prédio escolar, e o gestor, Gilson Pereira, afirma que essa visita só tende a aumentar o engajamento dos estudantes com a causa.

“Nós já trabalhávamos com as visitas ao Instituto Soka e, a partir disso, implantamos aqui na escola a consciência ambiental e temos uma equipe que trabalha com os alunos na questão da preservação da escola. Essas ações são de suma importância porque mostram para os estudantes que a não conservação leva a perda. Quando a Oca vem à escola e mostra isso para eles, eles percebem que existem diversas pessoas se preocupando com o meio ambiente e que eles também podem ajudar”.

Um dos parceiros dessa ação, o Manaustrans levou o projeto premiado nacionalmente Transversalizando para os estudantes. O educador de trânsito Werisson Freitas contou que essa parceria com a Semed vem para contribuir com a consciência dos jovens e dos pais deles, a fim de que ajam como multiplicadores.

“Trabalhamos o trânsito nas escolas da prefeitura levando informações e dicas de segurança sobre como fazer uma travessia segura, informações sobre o uso do cinto e outras coisas para eles informarem aos pais. Nós trouxemos jogos educativos que trabalhamos dentro desse projeto com a temática trânsito”.

Para a aluna do 8° ano Ketellein Braga, essa ação só tende a ajudar esse trabalho de conscientização que já é realizado no ambiente escolar. “Como a gente já tinha o conhecimento aqui na escola, já trabalhamos sobre a questão da água, poluição do ar, do meio ambiente, esse trabalho que está sendo trazido para a gente vai aprofundar mais o nosso conhecimento sobre os animais, fauna e flora e apresentar coisas que não conhecemos”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054