13/02/12 | 15:28
Projeto Melhoria Educacional com Informática Pedagógica – NETBIL será implantado em 89 escolas da rede municipal

Interatividade ligada à tecnologia caracteriza o Projeto NETBIL lançado oficialmente na última sexta-feira, (10), no Teatro La Salle, pela Prefeitura de Manaus – Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Projeto Educacional será voltado nesse primeiro momento aos alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) de 89 escolas contempladas com esta aquisição totalizando a média de 40 mil alunos.

A solenidade contou com a participação de representantes da Semed, da Empresa Netbil, gestores e professores das 89 escolas. Na ocasião, o Representante da NETBIL/São Paulo e Mestre em Filosofia da Educação, Prof. Devanir Ramos Fernandes palestrou sobre o tema “A importância da tecnologia na Educação.”

O Projeto Educacional da NETBIL é mais um dos investimentos da Secretaria Municipal de Educação na base da educação no município de Manaus por meio de recursos pedagógicos de qualidade, da formação de professores e a atuação preventiva nas dificuldades de aprendizagem.

O Projeto NETBIL é composto por uma Lousa Digital e um livro acompanhado de Atividades Interativas Multimídia, incluindo a capacitação dos educadores.

De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão, o Projeto Educacional Netbil reforçará o ensino na rede municipal por meio de um recurso dinâmico e criativo para os alunos e professores, além de repercutir na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“ Implantaremos esse material de qualidade que é o Projeto Netbil em 89 escolas que atendem o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano). Essas escolas contarão com a Lousa Digital que é uma ferramenta pedagógica de fácil utilização por parte dos professores. Com este equipamento é possível ministrar as aulas com interatividade em tempo real, podendo salvar, imprimir e pesquisar em outras fontes, ampliando assim, os conteúdos trabalhados no decorrer das aulas. Além do kit composto de livro acompanhado de mídia (com aulas interativas), disponibilizadas em CD com atividades para o ensino fundamental, estabelecendo de forma clara e objetiva áreas de conhecimento pertinentes ao Currículo da Secretaria Municipal de Educação e com a devida regionalização dos conteúdos”, explicou a diretora.

A Gestora da Netbil, Lúcia Barbieri, lembrou que a NETBIL é uma empresa voltada para a melhoria educacional do país. “Com o nosso material procuramos melhorar o IDEB, o investimento na inclusão digital valorizando a qualidade dos parceiros. Com essa ferramenta tornamos as aulas muito mais interessantes para os alunos e professores transformando em uma aula diferenciada”, explicou a gestora.

Para o Assessor de Mídias e Tecnologias da DRE III, Álvaro Souza, uma das características do projeto é transformar a lousa tradicional em um quadro interativo atraindo a atenção dos alunos. “Essas ferramentas facilitarão o trabalho dos professores no processo de ensino aprendizagem. Os conteúdos poderão ser regionalizados, além dos educadores terem a oportunidade de implantar a praticidade ao ensino. Vejo um grande potencial no equipamento e recursos que serão utilizados com essa aquisição”, destacou o assessor.

A Netbil apresenta um conjunto de sistema interativo digital (equipamentos e softwares pedagógicos), contemplando as novas teorias de ensino aprendizagem, com base nos princípios norteadores da Educação, descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), organizado em temas geradores no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, com conteúdos divididos em eixos temáticos.