15/08/17 | 14:10
Projeto ‘Ginástica do Bebê’ estimula desenvolvimento de alunos de Creches Municipais

Atividades físicas recreativas desenvolvidas já na primeira infância podem auxiliar no bom desenvolvimento psicomotor dos bebês. Com esse foco, alunos das dez creches da rede municipal vão participar do projeto “Ginástica do Bebê”. São brincadeiras dirigidas realizadas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), trabalho que teve início na manhã desta terça-feira, 15/8, na Creche Municipal Neide Tomaz Avelino, na comunidade  Cidade Alta, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

O projeto será realizado em duas creches por semana até o dia 21 de setembro e vai atender mais de 800 crianças, de até 2 anos de idade, em turmas de maternal 1 e 2. As professoras serão orientadas a trabalhar as atividades psicomotoras e, após as orientações, serão multiplicadoras dentro das unidades, para que os outros professores também possam utilizar as técnicas com alunos de outras idades.

A atividade é baseada no brincar espontâneo e na comunicação não verbal, onde o foco é impulsionar a criança a brincar com o corpo em uma vivência simbólica, utilizando objetos como bolas e tecidos que façam a interação com outros bebês. “A proposta da Ginástica do bebê são atividades que as crianças podem realizar junto com as professoras, onde ela (criança) vai começar a se perceber e identificar objetos como cores e tamanhos”, explicou a chefe da gerência de creche, Wissilene Brandão.

Na creche Tomaz Avelino, a professora Sebastiana Menezes foi uma das participantes da atividade. Ela será a responsável por repassar as orientações recebidas às demais educadoras da unidade, para que os mais de 180 alunos matriculados possam participar do projeto. “Essas atividades são muito importantes para trabalharmos o lado emocional, social e cognitivo”, pontuou.

Segundo a pedagoga Cleudileia Lopes, a creche já desenvolve outro projeto que poderá ser conciliado com a Ginástica do Bebê. “A partir desse momento nós vamos implantar a proposta da ginástica e torná-la uma ação permanente que vai poder ser feito junto com o projeto Oficina do Movimento, que já desenvolvemos aqui”, mencionou.

Confira o cronograma:

17/08 – Creche Maria Luiza

22/08 – Creche Eliana de Freitas

24/08 – Creche Maria Ferreira

29/08 – Creche Luzenir Lopes

31/08 – Creche Magdalena Arce Daou

12/09 – Creche Manuel Octavio

14/09 – Creche Virginia Marília

19/09 – Creche Gabriel Pedrosa

21/09 – Creche Ana Lopes

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054