25/06/13 | 13:13
Projeto Forros Ecológicos beneficia alunos da Escola Municipal Boa Esperança

Familiares de dois alunos da Escola Municipal Boa Esperança, bairro São José I, zona Leste de Manaus, foram beneficiados com a implantação do Projeto Educação Ambiental Além dos Muros da Escola: Forros Ecológicos, na manhã deste sábado, 22.

Classificado como tecnologia social e desenvolvido desde o ano passado, o projeto envolve cerca de 500 alunos da Escola Municipal Boa Esperança, do 1º ao 5º ano. Os estudantes trabalham com material reciclado de embalagens de leite e suco. O resultado é a melhora na qualidade de vida dos familiares de estudantes que produzem o próprio material usado nas ações.

De acordo com a diretora, Ilenilda Araújo Felipe, o projeto é o resultado do trabalho realizado pelos educadores e a comunidade escolar.

“O projeto atende a comunidade, alunos e professores que apoiam e estão envolvidos nas atividades, que resulta em êxito escolar dos alunos. A equipe entende que é um benefício para o meio ambiente e social, realizado pela escola ultrapassando os muros da unidade educacional”, contou.

Segundo a professora do 5º ano e coordenadora do projeto, Jemima de Paula Soares, os alunos que atuam nas atividades são chamados de ecos construtores. A educadora ressalta que o projeto tem o lado positivo da escola com a comunidade na questão social, o que resulta no trabalho em prol dos comunitários.

“Toda essa movimentação é importante, pois mobiliza pais, comunidade e alunos. A criança que está sendo beneficiado é o número ‘um’ na sala de aula e vamos ajudar outros que se esforçam com seus trabalhos, provas e com bom comportamento dentro de casa, o que é importante”, explicou.

Benefício

A dona de casa, Alice Cardoso, 30, mãe do aluno do 4º ano, Jhonathan Brito, 10, da escola Boa Esperança, beneficiado com o Projeto Educação Ambiental Além dos Muros da Escola: Forros Ecológicos, relatou sua felicidade pela oportunidade de dar conforto para seu filho.

“Juntei cerca de 400 caixas de leite e suco desde o início do ano. Fiz tudo isso antes de conhecer a professora, mas não sabia como fazer e, por meio da escola, conversei com a professora Jemima que deu início aos trabalhos. O projeto nos beneficiou e pretendemos fazer em toda a casa”, comentou Alice..

Além dos muros

O Projeto Educação Ambiental Além dos Muros da Escola: Forros Ecológicos da Escola Municipal Boa Esperança, firmou parceria com alunos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI). A instituição de ensino superior já arrecadou mais de três mil caixas de leite e sucos. Além disso, os alunos Agnaldo Cunha e Flávia Valle, acompanharam de perto os trabalhos de colocação do forro ecológico.

Segundo Flávia, aluna do 1º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FUCAPI, é uma experiência muito válida que pretende levar a diante.

“Achei esse trabalho incrível desde o momento em que conheci. A ideia é interessante. Pretendo fazer um projeto, na Fucapi, a fim de coletar material necessário e repassar para a professora responsável. Considero o projeto como pioneiro, pois o material é utilizado no dia a dia e, se não for reaproveitado será descartado”, relatou a estudante.

Premiado

O projeto teve destaque nacional ao participar do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum, nos dias 22 e 23 de fevereiro do ano corrente.

Pela grandiosidade, inovação, auxílio e visão na questão social o Projeto Educação Ambiental Além dos Muros da Escola: Forros Ecológicos foi inscrito no dia 21 de junho, no Prêmio Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.