07/12/12 | 16:59
Projeto FM chega a Manaus

O projeto FM visa uma melhor comunicação para alunos com deficiência auditiva que participam do ensino regular.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) comprometida com a qualidade de ensino aderiu ao Projeto FM do Ministério da Educação – MEC para disponibilizar aos seus discentes que têm necessidades auditivas incluídos no ensino regular uma melhor socialização, comunicação do aluno e aprendizado em sala de aula.

No dia 10 de dezembro às 14h esse projeto será concretizado na cidade de Manaus com a implantação na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizada no Beco João Alfredo, s/n, Bairro da Paz, zona centro oeste da cidade.

Vale ressaltar que esta ação contará com equipes da área da educação e saúde da cidade e, também, do Ministério da Educação – MEC. Na oportunidade será assinado um termo de adesão pelo gestor, Cristiano da Silva Vasconcelos.

O projeto também será implantado nas Escolas Municipais Dr. Vicente Mendonça Júnior (Bairro Grande vitória, Zona Leste) e Percília Nascimento de Souza (Compensa II, Zona Oeste) selecionadas pela coordenação do projeto.

Projeto FM

O projeto pretende verificar as contribuições de tecnologia assistiva na promoção de acessibilidade no contexto educacional dos usuários de aparelho de Ampliação Sonora Individual AASI ou Implante Coclear/IC, possíveis de beneficiários do sistema FM.

A ideia é resultado de uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), Centro de Pesquisas Audiológicas/HRAC da Universidade de São Paulo, Academia Brasileira de Audiologia e Secretarias de Educação de Municípios e Estados. O projeto piloto é desenvolvido com a participação de 80 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 200 estudantes em todo o país.