02/10/15 | 15:27
Projeto ‘Eu Reciclo’ da Semed arrecada mais de uma tonelada de resíduos sólidos

CS - 02-10-15 -Lançamento Projeto Reciclagem Eu Reciclo. Aud. Semed. Fotos Cleomir (2)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, na manhã desta sexta-feira, 2, o Projeto ‘Eu Reciclo’, que incentiva servidores da educação e os alunos das escolas municipais a reduzir o consumo, reutilizar e reciclar materiais como: garrafas pet, papelão, papel, latinhas, vidros, revistas e eletroeletrônicos. Todo o resíduo arrecadado, além de ajudar na preservação do meio ambiente, será destinado às associações e cooperativas de catadores de lixo, ajudando, assim, no desenvolvimento social dessas pessoas.

O ‘Eu Reciclo’ teve início no final de julho e, mesmo antes de ser lançado, conseguiu em um mês arrecadar 1,6 toneladas de produtos recicláveis. Agora, com a massificação da campanha e disponibilização de pontos de coleta em todos os setores, a expectativa é que volume aumente.

CS - 02-10-15 -Lançamento Projeto Reciclagem Eu Reciclo. Aud. Semed. Fotos Cleomir (1)De acordo com coordenador do projeto, André Soledade, a ideia é construir uma nova consciência nos profissionais da educação. “O projeto se propõe a fazer a reciclagem dos materiais que a Semed produz. A gente não quer estimular a reciclagem pela reciclagem, a gente quer estimular a redução do consumo do uso de material, a reutilização e por último a reciclagem”, disse, ao explicar que a ideia surgiu após uma conversa com os catadores, ocasião em que foi lançado o desafio.

André Soledade assegurou que reciclagem é um ato de educação ambiental. “Tudo que é da Semed tem que ser voltado para a educação, então, queremos utilizar a reciclagem como ato de educação”, completou, lembrando que o projeto vai ser expandido também para as escolas. “De início todos os setores da sede estão envolvidos. Eles podem trazer de suas residências materiais recicláveis e depositar nas big bags que estarão aqui. Posteriormente, o projeto será levado às DDZs, onde as escolas poderão participar com as doações”, garantiu o coordenador.

Lançamento Projeto Reciclagem Eu Reciclo. Aud. Semed. Fotos Cleomir (6)A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, militante das causas ambientais há mais de 20 anos, lembrou que a educação é a principal responsável pela mudança de mentalidade da sociedade e destacou que a Semed é a maior secretaria do município, com 501 escolas, além da sede e subsedes, o que gera, inevitavelmente, um volume expressivo de resíduos.

“Mais do que estar entregando volume periódico para as cooperativas de catadores, a gente está querendo, de fato, conscientizar as pessoas sobre o papel que elas têm na reutilização de resíduos produzidos”, destacou.

De acordo com a secretária, cada cidadão produz diariamente mais de 800 gramas de lixo. “Se somos dois milhões de habitantes, estamos coletando todas essas toneladas diariamente e não tem aterro que consiga suportar toda essa quantidade de lixo. Or isso, precisamos mudar e a Semed está dando esse pequeno passo”, observou. Ela lembrou que a pasta atende mais de 220 mil alunos e alcança, indiretamente, cerca de 600 mil pessoas nesse trabalho.

Lançamento Projeto Reciclagem Eu Reciclo. Aud. Semed. Fotos Cleomir (5)Renda familiar

Todos os produtos reciclados serão utilizados para gerar renda aos catadores de resíduos. De acordo com a presidente da Coopcamam, uma das cooperativas de lixo reciclável de Manaus, Cacilda Soares, uma tonelada de papelão equivale a R$ 300. A mesma quantidade de pet rende R$ 600.

“Esse material da coleta seletiva é nosso salário. Sobrevivemos disso. Daqui da Semed, conseguimos 1,6 toneladas de resíduos que iam para o lixo e isso deu para ajudar financeiramente 25 famílias. Nossa profissão é essa. A gente seleciona, recicla o material e vende para as indústrias. Nós fazemos a nossa renda e, com essa ajuda, agora, vai render muito mais, porque vai chegar muito material. Se em um mês deu 1,6 toneladas, quando as escolas entrarem vai aumentar”, comemorou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054