30/11/15 | 8:39
Projeto English For Kids faz parte do encerramento da semana de socialização das práticas pedagógicas

IMG_5666A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou, na última sexta-feira, 27, a Semana de Socialização das Práticas Formativas dos projetos e ações feitas durante o ano letivo de 2015, que aconteceu desde o dia 23. Uma das atividades apresentadas foi o projeto English For Kids, que ao longo deste ano atendeu mais 2 mil alunos, em 14 escolas de 1º ao 5º e em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). O resultado do projeto foi apresentando durante a 3ª Mostra Cultural, que aconteceu na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na zona Centro-Sul, reunindo vários profissionais da Semed, além de pais e alunos. Para encerrar a série de apresentações de projetos foi realizado, ainda, na noite desta sexta-feira, um evento para destacar as ações do Ensino de Jovens e Adultos da Semed, com professores e assessores pedagógicos do noturno.

Durante a Mostra, foi apresentado um vídeo com resumo das atividades desenvolvidas em 2015, entregues certificados aos alunos, professores, gestores, além de pessoas que se envolveram no programa.

IMG_5359Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, o projeto possibilita aos alunos da rede a oportunidade de estudar inglês, uma língua universal, e ter a oportunidade, que anteriormente, somente pessoas com melhores condições financeiras poderiam proporcionar o estudo aos filhos. “Portanto, falada em quase todos os países do mundo, o idioma é motivo relevante para grande curricular de nossa rede. Por isso, acredito que este programa é tão importante e reconheço o trabalho que vem sendo feito por todas as pessoas envolvidas no nele”, ressaltou.

Neste ano, a Mostra teve como tema “Music Stars in the World”. O objetivo da temática foi mostrar, por meio de danças e canções conhecidas mundialmente. Segundo a coordenadora geral do projeto, Kátia Nogueira, a mostra teve como objeto divulgar o trabalho realizado das escolas que trabalham com projeto. Ainda de acordo com ela, o evento também serviu para comemorar os avanços conquistados ao longo deste ano.

IMG_5348“Um deles foi o número de alunos atendidos, porque saltamos de 1.100 alunos para 2 mil alunos. Além disso, conseguimos estender o projeto para um Cmei. Portanto, temos muitos motivos para comemorar.

Umas das escolas que contribuíram para a mostra foi a Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro. A gestora da escola, Francinelde de Lima, destacou a importância do projeto. “Para nossa escola é uma alegria vir aqui e mostrar um pouco do trabalho desenvolvido com os nossos alunos. E para mim é uma felicidade que os alunos absorveram o conhecimento e gostam da disciplina”, enfatizou

English For Kids

IMG_5289O projeto trabalha com ensino de língua inglesa no contraturno das aulas com alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Além disso, a ação visa a implementação do idioma como disciplina no segmento de Educação Infantil, conforme a lei municipal Nº 374 de 24/06/2014. As aulas são ministradas por universitários de Língua Inglesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bolsistas do Programa Bolsa Universidade e ex-alunos do projeto Ampliando o Horizonte da Semed.

Semana de socialização de práticas pedagógicas

IMG_4226Durante a Semana de Socialização das Práticas Formativas, foram apresentadas as principais práticas desenvolvidas em 2015. A atividade teve a intenção de divulgar e por em evidência trabalhos de grande relevância da Semed

Além do English For Kids, foram apresentados ao longo da última semana trabalhos em diferentes frentes de atividade, entre eles, o recursos tecnológicos do Programa Ciência na Escola (PCE), Diversidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a chefe da DDPM, Rita Esther Luna, o saldo foi tão positivo que a secretaria já está pensando em uma próxima edição.

IMG_4235“Foi uma semana bem intensa. Nela percebemos que os professores se sentiram valorizados, que houve uma troca de experiência e um diálogo bastante profundo a respeito das práticas pedagógicas executadas pela rede municipal de ensino. Foi uma experiência muita positiva e devido ao retorno, o envolvimento e a grande participação dos professores e das divisões, já estamos pensando em fazer uma próxima edição deste evento em 2016”, disse a chefa.

Esta foi a primeira vez que a secretaria reuniu diversos projetos em uma atividade única para expor-las e divulga-las. Para terminar a série de apresentações de projetos foi realizado na noite desta sexta-feira , 27, no auditório da DDPM da secretaria um evento para destacar as ações do Ensino de Jovens e Adultos da Semed, com professores e assessores pedagógicos do noturno.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Deilson Lima e Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054