25/11/15 | 17:23
Projeto Encantar-te homenageia grandes nomes da cultura local e nacional

RA - 25-11-15 - 8º Edição do Projeto  Encantar-te - Fotos Rodemarques Abreu (1)Danças, dramatização, declamações de poesias e músicas foram algumas das atrações da 8ª Edição do projeto Encantar-te, promovido pela Escola Municipal Antônio Matias Fernandes para homenagear nomes importantes do samba e da literatura. O evento, com o tema “No caminho do samba”, aconteceu, na noite desta terça-feira, 24, no auditório do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Entre os homenageados, o compositor e cantor amazonense Chico da Silva, além de outras personalidades como Ary Barroso, Manuel Bandeira, Mário Quintana, entre outros.

Durante o evento foram destacados o histórico do samba, grandes nomes do estilo musical, a sua importância para cultura brasileira e em que momento surgiu no Brasil, seguido pelas apresentações dos alunos e ex-alunos da escola, que fazem parte do projeto. Nomes da cultura amazonense como o escritor e poeta Celso Braga e próprio homenageado da noite, Chico da Silva, participaram do evento.

RA - 25-11-15 - 8º Edição do Projeto  Encantar-te - Fotos Rodemarques Abreu (4)Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, recebeu uma tela pintada por um dos alunos, elencando a cultura brasileira e o samba. Na oportunidade, Kátia ressaltou a importância de projetos como o Encantar-te para rede municipal de ensino.

“O estímulo as manifestações culturais, artísticas, as artes plásticas, o teatro e a música fazem parte da formação do indivíduo e acaba fazendo a gente se ver como pessoa, como membro de um grupo social determinado, que valoriza os aspectos fundamentais da constituição de si próprio e da sua própria história. Desta forma, fico muito feliz ao ver iniciativas como esta que estimulam os diversos tipos de artes e projeto Encantar-te é um dos projetos mais queridos por nós, porque nasceu de iniciativa de professoras da nossa rede”, destacou a secretária.

RA - 25-11-15 - 8º Edição do Projeto  Encantar-te - Fotos Rodemarques Abreu (6)Projeto

O projeto trabalha com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no contraturno das aulas regulares há oito anos, iniciando, sempre no mês de abril com duração de sete meses, beneficiando mais de 300 alunos. Ao longo do projeto, os alunos são levados a exposições, ao teatro, a shows musicais, que vão desde orquestras a grupos regionais, além de visitas à Academia Amazonense de Letras. Além disso, os participantes participam de aulas de canto, dança, pintura e recitação de poemas, onde aprendem a recitar com entonação e interpretação precisa e adequada.

O Encantar-te foi idealizada pelas professoras Dacirlene Lamedo e Ceci Simões para levarem um pouco da cultura e arte para o ambiente escolar. “Eu a professora Ceci acreditávamos que escola tinha que caminhar com a cultura e a arte integrados, que são os pilares que movimentam e fazem crescer uma sociedade, tendo em vista que elas sensibilizam e fazem o olhar da pessoa, do ser humano mais voltado para realidade e menos ‘coisificado’, do que o mundo capitalista torna as pessoas”, explicou Darcilene.

RA - 25-11-15 - 8º Edição do Projeto  Encantar-te - Fotos Rodemarques Abreu (2)“Então a beleza, por exemplo, de ouvir as quatro estações do Vivaldi, que vai ser apresentado aqui, de ouvir poemas com músicas do Adoniran Barbosa e do próprio Chico da Silva, acrescenta ao mundo que vivemos uma coisa diferente, que é a música, a dança e a poesia integrada ao mundo normal. Isso tudo faz a beleza da arte a da própria vida”, complementou a professora.

Para o gestor Rodrigo Froes, o projeto melhorou a qualidade de ensino e o bom rendimento dos alunos. “Para participar do projeto é exigido assiduidade, bom desempenho e participação em sala. Isso estimula o aluno a ser mais responsável, querer aprender mais e a buscar boas notas. O projeto, na verdade, é um estímulo na aprendizagem é o reflexo do sucesso dele é que conseguimos 90% de rendimento positivo durante este ano”, comemorou.

Homenageado

RA - 25-11-15 - 8º Edição do Projeto  Encantar-te - Fotos Rodemarques Abreu (3)O principal homenageado da noite foi o compositor e cantor amazonense Chico da Silva, cantou seus grandes sucessos, entre eles, “O amor está no ar”, “ Vermelho” e “Festa da Raça”. Após receber uma tela de presente, ele disse que ficou feliz pelo reconhecimento. “Eu sinto muito honrado pela homenagem e feliz como artista por conhecer a iniciativa (Encantar-te) da Escola Antônio Matias que fomenta a cultura da região e todo país que é tão rica e expressiva, entre seus alunos”, assegurou.

Um dos momentos mais marcantes da noite, foi quando a ex-aluna, Lia Araújo, 14, descreveu de forma singela e poética a biografia de Chico da Silva. “O projeto é muito importante para mim. Com ele aprendi a valorizar a minha cultura, as pessoas que fazem parte minha história e me ensinou valores humanos que levo até hoje, como o respeito as coisas do pais em que moro e motivação de sempre lutar pelo o que sonho”, disse emocionada.
O evento teve mais de 3h de duração e mais de 20 apresentações.

TEXTO: Emerson Felipe
FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054