30/07/19 | 13:08
Projeto de Engajamento Familiar chega às Creches gerenciadas pela rede municipal de ensino 

Até o dia 5 de agosto, quatro Creches Municipais receberão orientação sobre o Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI), que desenvolve o projeto ‘Comunidade de Aprendizagem: Formando Educadores da Infância e Família na Perspectiva da Educação Integral’, com o objetivo de envolver a família na vida escolar do aluno. Nesta terça-feira, 30/7, a Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, na Comunidade Fazendinha, Cidade Nova, zona Norte da Manaus, reuniu com toda a comunidade escolar para repassar as informações sobre a ação.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui 19 unidades infantis, que atendem crianças de 1 a 3 anos. Destas, nove já participaram da formação, que iniciou no dia 12 deste mês. As creches conveniadas não são contempladas pelo programa.

A gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão falou sobre a importância de envolver todas as pessoas que contribuem para a formação da criança. “Toda equipe escolar deve participar da oficina, já que todos tem um papel importante na aprendizagem da criança e acabam contribuindo no trabalho do professor em sala de aula, com conhecimentos que passam do muro da creche”, comentou a gerente.

De acordo com a gestora da unidade, Gicélia Leal, 17 pessoas, entre professores, merendeiras, serviços gerais e técnicos de enfermagem participam da formação. A Creche atende 73 crianças, de 1 a 3 anos, no Maternal 1, 2 e 3. Para a Gicélia, o APPI confirma a metodologia que o espaço utiliza com os pais e funcionários.

“O APPI  veio somar com tudo aquilo que já desenvolvemos na Creche. Os pais sempre participam de todas as atividades e isso faz com que eles entendam que o papel deles na formação dos filhos é de muita importância e que escola e família precisam caminhar sempre juntos”, explicou Gicélia.

A equipe escolar foi dividida por grupo, onde foram trabalhados os temas: Desenvolvimento integral da primeira infância, Leia para uma criança, Engajamento familiar, Comunidade de aprendizagem e a Participação da família na Educação Infantil. Ao final dos trabalhos, os grupos compartilharam as experiências, de acordo com o tempo determinado.

“O tema do projeto não é algo novo nas nossas ações, nós sempre buscamos a participação dos pais ou responsáveis na vida escolar do filho. A novidade é que agora nós temos um apoio concreto do que já realizamos, são dois mundos que precisam estar conectados, com esses estudos vamos descobrir pontos que favoreçam essa interação”, comentou Fátima Souza, a professora do Maternal 1.

O APPI
O programa foi apresentado dentro do Appi pela secretária da Semed, Kátia Schweickardt, e pela subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano. A formação, sem custo aos cofres públicos, envolveu seis cidades, entre elas Manaus, e foi realizada por meio do apoio da Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e em parceria com as fundações Itaú Social, Lemann, Maria Cecília Souto Vidigal e Getúlio Vargas.

As formações iniciaram em nove unidades de ensino, sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e duas escolas mistas (Educação Infantil e Ensino Fundamental), uma unidade de Educação Indígena e outra de Educação Integral.

Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

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