18/10/19 | 18:45
Projeto de Educação Financeira realiza o ‘Dia D do Sonho’ em Cmei com a compra de um Pula-Pula

A compra de um Pula-Pula foi a realização do ‘Dia D do Sonho’ das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santa Terezinha do Menino Jesus, na Comunidade Nova Conquista, Tancredo Neves, zona Leste de Manaus. O evento, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18/10, é a culminância do projeto de Educação Financeira ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’ realizado pela unidade de ensino em parceria com o Vila Sésamo, que possibilitou a compra do brinquedo, que também será utilizado nas atividades pedagógicas.

O objetivo da ação, que iniciou em junho, é contribuir no planejamento financeiro familiar das crianças para que sejam capazes de alcançar as metas estipuladas de cada uma.

O Cmei atende mais de 160 crianças do 1º ao 3º Período da Educação Infantil, e de acordo com a gestora, Maria Doralina Santarém, desde que iniciou o projeto, pais e filhos participam de todas as reuniões para discutir sobre a compra de algo para a escola.

“O projeto estipula que sejam realizados três ‘’sonhos, que é o da turma, o coletivo das turmas e o da escola. Cada professora conversou com a sua turma para decidir o que seria feito no ‘sonho’ com todas as turmas, então decidiram que seria uma recreação com piscina. E no coletivo da escola optaram por uma Pula-Pula. Assim,  reunimos com a comunidade e decidimos comprar o brinquedo, que também vai ser utilizado para desenvolver atividades pedagógicas motoras”, explicou a gestora.

Aproximadamente 21 unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino, participaram do projeto, e receberam visitas da equipe do Vila Sésamo e ganharam o valor de R$ 1 mil reais para investir nos sonhos da comunidade escolar.

A coordenadora e educadora financeira do projeto, Vera Oliveira, explicou as ações desenvolvidas na unidade para que todos participassem e entendessem a metodologia da ação.

“Nosso primeiro encontro na escola foi com os pais, logo em seguida realizamos uma formação pedagógica com os professores para explicar como funciona o projeto e de que forma deve ser trabalhado com as crianças em sala de aula e também com as famílias. O objetivo é fortalecer financeiramente as famílias, que por meio dos três passos que são ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’, é possível conquistar seus objetivos”, disse.

Os dias de encontros com a escola e a equipe do Vila Sésamo foram muito proveitosos, que a dona de casa, Cristiane Queiroz, mãe da pequena, Stephanie Nascimento, 4, do 1º período, colocou em prática para comprar o presente do Dia das Crianças da filha.

“O projeto foi muito importante para mim, com ele foi possível que a minha filha aprendesse a economizar. Ela (filha) queria uma bicicleta no dia das crianças, então começou a guardar todo dia o dinheiro que recebia. No final o pai dela e eu completamos o que faltava e conseguimos comprar o presente”, falou Cristiane, orgulhosa.

Já o Iury dos Santos, 6, do 2º Período, disse que foi um pouco difícil decidir o que seria bom comprar para escola, mas que agora vai brincar bastante com os amigos. “Foi um pouco difícil decidir o que comprar para a escola, nós conversamos bastante e decidimos que seria legal ter um Pula-Pula na escola e agora vou brincar bastante com os meus amigos”, contou Iury.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054