04/07/12 | 9:09
Projeto Curta Juventude é lançado em escola na Zona Leste

Aproximadamente 300 jovens, de dez comunidades de Manaus, receberão oficinas de capacitação em audiovisual pelo projeto Curta Juventude. A iniciativa da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Secretaria Municipal de Juventude (Semje), foi lançada na manhã desta terça-feira (03/07), na Escola Municipal Paulo Pinto Nery, no bairro JorgeTeixeira 3ª etapa, Zona Leste.

Após as oficinas, os jovens serão instruídos pelo projeto para a formação de Cine Clubes, o que deve beneficiar direta e indiretamente pelo menos 1.500 jovens, até o final do ano.

O titular da Semje, Ivan Brito, ressaltou que a ideia é despertar os jovens para um olhar crítico e construtivo sobre a comunidade onde estão inseridos. “Nós queremos que a juventude conte a sua própria história, desenvolva seus trabalhos e as apresentem para as suas comunidades”, afirmou o secretário.

A presidente da associação comunitária do Jorge Teixeira 3ª etapa, Helena Dias, destacou aimportância do projeto para os jovens da comunidade. “A Zona Leste é marginalizada, parece que todas as coisas ruins acontecem aqui. Então, nós ficamos muito felizes em ser contemplados com esse projeto”, disse.

Para o estudante Jean de Jesus Figueira (16), esta será a primeira oportunidade de ter contato com a produção audiovisual. “Sempre tive muita vontade de fazer um curso desse tipo e o melhor é que ele vai ser oferecido aqui no meu bairro”, afirmou.

O diretor de Políticas Públicas da Semje, Francimar Rodrigues, falou para os participantes do evento sobre os projetos desenvolvidos pela secretaria e explicou de  que forma será desenvolvido o Curta Juventude. As oficinas oferecidas serão técnicas de captação e edição de imagens, elaboração de roteiros e gerenciamento de projetos. Na parte prática, cada grupo de participantes receberá um kit (celular com função filmadora e notebook) para que possam fazer todas as etapas da produção audiovisual.

Serão criados circuitos alternativos de exibição dos curtas produzidos pelos jovens em praças, campos de futebol, auditórios de escolas, igrejas e quadras poliesportivas. Ao final, será realizada uma mostra competitiva entre as comunidades, com premiação para os primeiros colocados.

Os interessados em participar do Curta Juventude podem entrar em contato com a Semje, por meio do Serviço de Atendimento à Juventude (SAJ), no 0800-092-0111, ou acessar o portal juventude.manaus.am.gov.br. A secretaria fica na Avenida Brasil, nº 2668, bairroCompensa 2, próximo ao Pronto-Atencimento ao Cidadão (PAC). O projeto será realizado em parceria com a empresa de telefonia móvel Vivo.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Juventude – Semje