10/08/11 | 15:56
Projeto “Corrente do Bem” da Escola Municipal Maria Auxiliadora

A Escola Municipal Maria Auxiliadora realizou, nesta terça-feira (9), o lançamento do Projeto “Corrente do Bem” – 2011 – Ano II, com a participação dos 926 alunos do 1ª ao 9ª ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos três turnos da escola.

O projeto tem o objetivo de contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem, promovendo o conhecimento e a prática da cultura e da solidariedade, diminuindo, assim, a forme e a violência no bairro João Paulo II através da corrente do bem envolvendo cada vez mais pessoas e aumentando o conhecimento e o amor ao próximo,

A solenidade contou com a participação do Secretário da Semed, Mauro Lippi, professores, alunos, servidores e pais que tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a realização do projeto que tem como eixo fundamental a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da cultura, da prática da cidadania e da solidariedade.

Uma das metas do Projeto “Corrente do Bem” é realizar um censo econômico para cadastrar famílias que vivem em condições muito precárias nos arredores da escola, para que estas famílias sejam beneficiadas pelo projeto. A realização será feito com a realização de uma gincana entre todas as salas da escola na arrecadação de alimentos não perecíveis, concursos de frases (slogan e logomarca do projeto), ações solidárias, teatro, dança, coral e visitação a um orfanato pela escolha dos próprios alunos.

“O projeto prevê a melhoria da educação na escola, comportamento, a conservação da escola, interação dos alunos com a comunidade em beneficiar algumas famílias que moram próximo da escola, diminuição da violência, enfim são várias itens que contribuem no sentido de boas notas aos alunos, diminuição de ocorrências na Secretaria, não ter muita pichações e o comportamento dos alunos em geral”, detalhou a Coordenadora do projeto, Professora de Geografia, Ana Paula Atroch Ferreira.

A aluna do 9º ano, Inácia Maria Santiago, 13, vai participar do projeto com atividades de teatro e dança. Para a estudante a realização do projeto é como se fosse uma ação beneficente aos moradores do bairro. “Eu acho que o programa é muito bom, porque incentiva os alunos a ajudar as pessoas que precisam de alimentos e atenção em suas casas um pouco velhas para se morar”, argumentou.

Vencedor da slogan ano passado “Ação solidária um quesito que pode mudar o mundo” do Projeto “Corrente do Bem”, o aluno do 8º ano, Leonardo Castro do Lago, está motivado para esse ano repetir a mesma perfomance e ser premiado com um notebook. Esse ano Leonardo vai atuar nas atividades de teatro e principalmente na gincana para arrecadar alimentos para as famílias que precisam de ajuda no bairro. “Logo quando começou o projeto não tava muito animado, mas depois percebi de sua importância em conseguir completar as tarefas”, frisou.

As pessoas interessadas em colaborar e ajudar numa das metas do Projeto “Corrente do Bem” na arrecadação de alimentos não perecíveis podem também contribuir com suas doações. Para isso, basta manter contato com o diretor Gilson Pereira Ângelo da Escola Municipal Maria Auxiliadora pelo celular 8842-8086.