02/05/13 | 9:51
Projeto ‘Conhecer para preservar’ levará alunos aos pontos históricos da cidade

A Prefeitura de Manaus lançou, na manhã desta terça-feira, 29, o projeto ‘Conhecer para preservar’.  Pelo programa, alunos da rede pública de ensino começam a ser levados a diversos lugares da cidade considerados patrimônio histórico, onde aprenderão sobre a construção do local e um pouco mais da história do Estado onde moram. Assim, espera-se que os estudantes desenvolvam o senso de preservação da paisagem urbana. A cerimônia de lançamento do projeto aconteceu no auditório do Parque do Mindú, zona Centro-Sul.

O ‘Conhecer para  preservar’ envolverá mais de três mil alunos, que corresponde da creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 70 escolas municipais, localizadas na Zona Leste da capital. A ação é uma realização da Divisão Distrital Zonal (DDZ) I da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola Itinerante do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

“A partir das visitas os estudantes farão um estudo do meio ambiente para saber a satisfação sobre o local, depois todos retornarão para a escola e com o material coletado farão um debate e construirão uma exposição sobre o que aprenderam no local visitado, por meio de cartazes, paródias, músicas, redação e até livros produzidos pelos próprios alunos”, comentou a educadora ambiental, destacando que uma das metas das atividades é que os estudantes possam desenvolver a leitura e escrita.

De acordo com a gerente de ações educativas em ações protegidas, Julianne Caldas, a Secretaria atenderá os projetos destinados ao tema com ônibus que levarão os alunos das escolas até os locais das atividades.

“A parceria é muito valorosa pelo fato de trabalharmos com a comunidade escolar as concepções ambientais de sensibilizá-los em relação a essas questões socioambientais, bem como sensibilizar os pais, os que trabalham na escola e quem mora em torno da escola. Tudo isso é muito importante, pois levamos aos alunos o conceito de preservar os locais ambientais a fim de melhorar seu modo de vida”, contou.

Aluno do 4º ano da Escola Municipal Arthur César Ferreira, Paulo Ricardo Reis, 9, fará parte das atividades do projeto. Ele diz que é uma boa oportunidade para aprender sobre as questões ambientais. “O programa é muito bom, porque incentiva nos estudantes a visita à natureza e nos faz saber que tudo em nossa volta tem seu valor, importância e precisa ser preservado”, disse.

O lançamento do projeto ainda contou com apresentação cultural da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, do projeto Mindu vai à escola, entrega das cartilhas para os gestores, presença do escritor Elson Farias, entre outras atrações.