01/12/16 | 19:22
Projeto com o uso de fantoches encerra atividades envolvendo 11 mil alunos

Encerramento projeto Fantoches. Aud. Semed. Fotos Cleomir (17)Foi realizada, na tarde desta quinta feira, 1°, a cerimônia de encerramento do projeto Teatro de Fantoches, no auditório da Secretaria Municipal de Educação  (Semed). O projeto foi desenvolvido pela ONG Primavera, em parceria com a Semed e a empresa Moto Honda da Amazônia, no período de maio a dezembro de 2016.

O projeto envolveu 11 mil alunos da rede municipal de ensino, na faixa-etária de 4 a 6 anos, de 57 escolas municipais. Deste total, 30 são da Educação Infantil e 27 de unidades de ensino fundamental. A ação foi promovida para ajudar o professor a desenvolver atividades lúdicas no ambiente escolar, por meio do uso de fantoches e contribui ainda no desenvolvimento de peças teatrais com o uso de bonecos.

01-12-16-Encerramento projeto Fantoches. Aud. Semed.Fotos-Cleomir (6)Segundo a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, o projeto ajudou os educadores da rede municipal de educação a trabalhar de forma lúdica e desenvolver fatores como expressão corporal, linguagem e criatividade.

“O projeto foi fundamental para desenvolvimento nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais de nossos alunos. A parceria foi muito bem-vinda, porque nossa ideia é dar continuidade, ampliando em outros aspectos o desenvolvimento das crianças da rede municipal de ensino e no número de alunos beneficiados”, disse.

O gerente do RH da Honda em Manaus, Eduardo Assis, explicou que apoiar projetos de cunho social e voltados à educação é uma filosofia adotada pela 01-12-16-Encerramento projeto Fantoches. Aud. Semed.Fotos-Cleomir (5)empresa.

“A moto Honda prima pelo desenvolvimento da criança e tenta incluir em outros Estados a realização do projeto de fantoches. Com isso, queremos estimular o interesse pelo estudo e tornar estas crianças bem sucedidas profissionalmente no futuro”.

O projeto ofereceu a cada professor, que passou por capacitação, um quite de fantoche, contendo 16 personagens e livro com sugestões de histórias a serem trabalhadas. Segundo a gestora executiva da ONG Primavera, Ruth Oliveira, as escolas entenderam a metodologia do projeto e se envolveram na ação.

Encerramento projeto Fantoches. Aud. Semed. Fotos Cleomir (30)“Ficamos muito felizes porque percebemos que os professores não só entenderam, como abraçaram a ideia do projeto e desenvolveram em sala de aula diversas atividades com as crianças. Então podemos dizer que o resultado é muito positivo, pelo envolvimento e pela adesão real”, frisou.

Umas das 57 escolas contempladas foi a Escola Municipal Maria Lago, localizada no Bairro Francisca Mendes, zona Norte de Manaus. No total, foram beneficiados 608 alunos, do 1º ao 5º ano.

Joelma Pacheco, educadora da unidade escolar, enfatizou que a atividade fortaleceu o trabalho pedagógico da escola. “Com o projeto, trabalhamos oralidade, a questão da escrita, da linguagem. O projeto só veio para enriquecer o trabalho que realizamos com os nossos alunos”, salientou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054