26/11/18 | 11:53
Projeto Coaching na Educação encerra atividades do ano de 2018

O projeto Coaching na Educação encerrou suas atividades em 2018 com um evento no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta segunda-feira, 26/11, com a presença de assessores pedagógicos, professores e alunos que participaram ao longo do ano. A culminância serviu para que os participantes da ação apresentassem as mudanças e a importância desse projeto na vida deles.

Existente na secretaria desde 2015, o Coaching na Educação já atendeu a aproximadamente 5 mil pessoas entre alunos, professores, assessores e familiares de pessoas ligadas à Semed. Ele utiliza o método do Coaching Integral Sistêmico, que acredita que a pessoa deve ser bem-sucedida em todas áreas da vida, como na esfera profissional, relacionamentos amorosos, vida social, qualidade de vida, área emocional, área financeira, espiritual entre outros pilares importantes, para ter uma vida abundante e resultados de alta performance. Utiliza as ferramentas tradicionais do coaching e os conceitos são aliados a uma abordagem emocional.

Esse aumento no atendimento se deu periodicamente, como conta a responsável pelo projeto, a Master Coach Mara Cibele Monteiro, da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage).

“Em 2016 e 2017, seguiu atendendo diretores, professores e alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, em 2018, os alunos de 3º e 4º ano. Eles aprendem a gerenciar seus sentimentos. Ter técnica para se acalmar, resolver conflitos dentro da família, da escola, dos setores, porque o coach é feito para todos. Esse momento de culminância serve para apresentar o que mudou na vida deles, o que, de fato faz as pessoas mudarem para se tornarem melhores”.

Uma dessas estudantes atendidas foi Larissa Matos, do 9º ano da Escola Municipal Cora Coralina, localizada na zona Norte da cidade. Para ela, os aprendizados ajudaram a ser mais empática com o próximo, algo que ela sente que retorna para ela de forma positiva.

“A professora nos ensinou que não precisamos de muito para ser feliz. Ela também ensinou que devemos ser mais próximos dos outros, ver se as pessoas estão bem, que as pessoas precisam de abraço e carinho. Eu não me importava muito com as pessoas antes, e a professora Cibelle nos ensinou a ser mais solidários. Antigamente, eu não gostava de abraços, hoje em dia eu vivo abraçando as pessoas, me tornei mais afetiva, é muito bom”.

Durante a culminância, o assessor da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ Norte), David Lima, apresentou um espetáculo musical baseado na música Fim de Semana, do Roberto Carlos. Esse musical, que foi idealizado em 2012, foi apresentado pela primeira vez na sede da Semed.

David, que participa do projeto desde 2016, relata as mudanças que conseguiu na sua vida, como perder peso, reformar a casa da mãe e programar uma viagem com pai. O Coaching na Educação, o ajudou a se aproximar mais da família.

“Participo do coaching desde 2016 e a transformação na minha vida foi muito gratificante porque eu tive uma mudança de comportamento com a minha família, com meus atos, meus objetivos, consegui traçar minhas metas. Você que tem algum problema, tem metas a cumprir, faça o coaching. Se você persistir, verá que pode alcançar as metas e ter uma mudança de vida”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054