07/12/18 | 15:33
Projeto árvore do conhecimento é lançado creche da zona Norte

A Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte de Manaus, foi mais uma unidade a receber o Projeto Arvore do  Conhecimento. O lançamento aconteceu na foi tarde desta quinta-feira, 6/12, e a iniciativa ambiental faz parte de uma parceria entre a  Secretaria Municipal de Educação (Semed) e  o Instituto Soka-Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam), que trabalha no cultivo e plantio de mudas de diferentes espécies em creches municipais de Manaus.

O projeto vai beneficiar todas as creches do município  com plantio de 30 a 40 tipos de espécies de plantas e  contará ainda com o suporte técnico de profissionais do Instituto Soka Cepeam durante toda a sua execução.

A creche Maria Bernardes recebeu 32 mudas frutíferas, medicinais e ornamentais. Entre as espécies entregues havia  cedrinho, um tipo raro de árvore que está quase em extinção, além de mudas de abiu, pitanga e cacau.

O plantio de mudas em creches municipais faz parte do  Programa  “Semente da Vida”, criado pela corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), coordenado na Semed pelas Ocas do Conhecimento e que, além da parceria com a Prefeitura de Manaus, Instituto Soka e Cepeam, conta com a participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Expectativa

A equipe pedagógica da Creche Maria Bernardes pretende trabalhar temáticas socioambientais com os alunos no dia a dia, realizando  atividades lúdicas e pedagógicas, respeitando a idade e capacidade cognitiva das 81 crianças atendidas pela unidade, e envolvendo também  pais e responsáveis.

“Dentro das experiências do currículo pretendemos inserir todas as ações relacionadas a esse projeto. E nossa pretensão é trabalhar esse projeto nas aulas lúdicas e, a partir dele permitir que  os alunos tenham contato com meio ambiente de uma forma diferenciada”, explicou a gestora da unidade, Gicélia Maria Pereira Leal.

No lançamento, algumas mudas foram plantadas pelos alunos e outras serão cultivadas em atividades pedagógicas pelas crianças e responsáveis. Na oportunidade as crianças puderam conhecer espécies de plantas, ter contato direto com o meio ambiente e aprender a importância de plantar uma árvore.

Um dos alunos que participou do primeiro plantio foi  Pedro Henrique da Silva, 6 anos, do maternal 3. Para ele, o plantel é um gesto importante para preservar o meio ambiente. “É bom plantar, porque ajuda  a manter o meio ambiente saudável” disse.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054