07/02/12 | 15:49
Projeto Ampliando Horizontes realiza Aula Inaugural

Para ampliar os conhecimentos e interagir com as demais culturas, professores da rede municipal participam em seus horários livres de cursos de idiomas (inglês e espanhol) proporcionados pelo Projeto Ampliando Horizontes da Prefeitura de Manaus por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A aula inaugural aconteceu na noite dessa segunda-feira, (6), no Auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM) e contou com a participação de 210 alunos do projeto (professores, gestores e pedagogos) e formadores.

A formação é presencial e possui a duração de 4 anos. O Curso Livre de Língua Espanhola da SEMED será oferecido as segundas e quartas-feiras, terças e quintas-feiras no turno noturno e aos sábados no turno matutino. O curso contará com a parceria das sete divisões distritais: oeste, sul, centro-sul, leste I, leste II, norte e rural desta Secretaria Municipal de Educação-SEMED. Já o Curso Livre de Língua Inglesa da SEMED conta com a parceria da Universidade Estadual do Amazonas–UEA, no que concerne à utilização do laboratório de línguas.
Segundo a Coordenadora do Projeto, Socorro Araújo, Ampliando Horizontes é uma oportunidade ímpar que a Secretaria Municipal de Educação proporciona aos educadores de se investir na formação dos mesmos.

“Os Cursos Livres de idioma são voltados aos professores efetivos da Semed e possui a duração de 4 anos. A procura pelos cursos é muito grande e o retorno dos alunos tem sido muito bom e positivo”, ressaltou a coordenadora.

A aluna do nível II do curso  de espanhol e formadora da DDPM, Kátia Florêncio, conta que iniciou o curso logo que o projeto começou e afirma interessar-se cada vez pelo estudo da língua espanhola.

“Com o curso estou ampliando os meus conhecimentos e crescendo tanto no lado pessoal quanto no intelectual. Até mesmo com a Copa de 2014 novas oportunidades podem surgir e com a fluência em espanhol torna-se mais fácil. Além de ser um aprimoramento profissional , tenho interesse em cursar uma segunda habilitação e esse estudo me ajudará bastante”, explicou a aluna.

Estudante do curso de inglês (nível II) e professora do 2° ano da Escola Mul. Profª Martinha Corrêa (Mundo Novo), Raquel Moraes acredita que o curso foi uma oportunidade para retornar aos estudos.

“Eu já estudava inglês e tinha parado. Quando surgiu a oportunidade do Projeto Ampliando Horizontes pude retornar aos estudos e isso tem sido muito gratificante. Na minha turma tem professores de todas as idades e um ajuda o outro a continuar, a cumplicidade nos motivar a não desistir, mesmo com as dificuldades”, explicou a aluna.

O Curso de idiomas propicia o desenvolvimento das habilidades comunicativas da língua espanhola e inglesa (ouvir, falar, ler e escrever), de modo a poder atuar em situações diversas, além de proporcionar aos alunos a interpretação e contextualização de situações do cotidiano e a vivência de experiências de comunicação humana refletindo sobre os costumes estudados.