21/09/18 | 18:38
Projeto ambiental vai arborizar creches municipais

No Dia da Árvore, celebrado nesta sexta-feira, 21/9, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início ao projeto Árvore do Conhecimento, que vai arborizar as creches municipais de Manaus. O projeto pretende envolver cerca de cinco mil alunos, de 1 a 3 anos, atendidos pelo o município.  O lançamento aconteceu no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), coordenado pela Semed e funciona no mezanino do Manauara Shopping.

O projeto Arvore do Conhecimento é um desdobramento do projeto Sementes da Vida, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e será executado em parceria com o Instituto Soka Cepeam, sob a coordenação das Ocas do Conhecimento.

De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano,  o projeto de caráter ambiental, além de ser voltado à arborização das creches, pretende trabalhar a conscientização dos alunos, familiares, professores e gestores sobre o meio ambiente.

“Com o projeto a Semed tem a intenção de desenvolver nas crianças o sentimento de cuidado com meio ambiente e com planeta, além de envolver as famílias, professores, gestores das creches para que nossos alunos tenham essa consciência ambiental desde muito cedo”, explicou.

O projeto pretende arborizar cada creche com uma média de 15 espécies de mudas regionais, fornecendo um total de 375 mudas, entre elas árvores frutíferas, em todas creches do município.

Segundo a coordenadora das Ocas do Conhecimento, Gina Gama, a iniciativa, além de promover e fortalecer o trabalho sócio ambiental da secretaria vai proporcionar espaços escolares mais cômodos e agradáveis, por conta das áreas verdes que serão cultivadas.

“A arborização vai tonar os espaços muito mais agradáveis para os pais, alunos e demais moradores do em torno e vai estimular com isso na comunidade a importância do verde na nossa cidade”.

Umas das Creches beneficiadas é a Creche Municipal Virgínia de Mello, situada na comunidade Cidade do Leste, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste. Atualmente, a unidade atende 207 alunos, distribuídos em 12 turmas.  De acordo com a gestora Ériza dos Santos, o projeto vai reforçar o trabalho voltado à arborização que a unidade vem realizando.

“Recebemos esse projeto com muito carinho, porque sabemos o quanto é significativo repassar assuntos relacionados a questões ambientais às crianças desde cedo, algo que já fazemos na nossa unidade”, disse.

O engenheiro ambiental do Instituto Soka Cepeam, Jean Dinelly Leão, explicou como será feito o assessoramento das unidades na plantação e conservação das árvores.

“Depois do plantio, que será realizado com alunos e familiares,  será feito o trabalho de acompanhamento por um ano dessas  mudas para garantir a sobrevivência delas. Além disso, será  feito, durante o processo de arborização,   avaliação ambiental dessas árvores”.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054