27/07/18 | 12:57
Projeto ambiental Oca Vai à Escola visita unidade na zona Oeste

O projeto ambiental Oca Vai à Escola esteve, na manhã desta sexta-feira, 27/7, na Escola Municipal Antônia Medeiros, no bairro União da Vitória, zona Oeste, onde foram realizadas palestras temáticas para os alunos de 1º ao 9º ano da unidade. A ação faz parte das atividades das Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Limpeza Urbana (Semulsp), Corpo de Bombeiros Civis, Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) VII e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A programação contou com palestras sobre sarampo, primeiros socorros, caramujo africano, coleta seletiva, prevenção a acidentes aeronáuticos, entre outras. A assessora pedagógica da coordenadoria das Ocas, Luciana Oliveira, disse que o projeto é uma importante forma de conscientização ambiental.

“Nós temos observados, nas ruas próximas à escola, muitos resíduos espalhados. É uma comunidade que precisa das informações sobre as questões ambientais e é isso que o projeto visa. Queremos trazer sensibilização e conhecimento, porque é assim que a educação se instala nas pessoas”.

Segurança

Um dos novos parceiros do projeto, a Infraero apresentou a palestra “Gerenciamento dos riscos de resíduos sólidos no entorno do Aeroporto Eduardo Gomes”. O representante do órgão, Alirio Vidal, explicou a escolha em trabalhar o assunto na escola.

“A escola fica próximo ao aeroporto, então é importante tratar dessa temática, porque com o lixo no local, aves passam a circular no mesmo trajeto das aeronaves. A área de segurança aeroportuária são 20 km de raio, essa escola aqui faz parte desse processo”, explicou.

Segundo o diretor da escola, Arnaldo de Lima, o trabalho feito com os alunos é fundamental para evitar um problema ambiental maior.

“Esse evento é importante, porque já estamos desenvolvendo a escola sustentável. O objetivo maior é conscientizar e mobilizar alunos e comunidade para melhoria do meio ambiente do entorno e, para isso, vamos organizar uma caminhada ambiental”, comentou.

A aluna do 7º ano, Adrielly Lima Cavalcante, 12, participou da palestra com a temática ‘Animais, Água e Floresta’ e falou sobre a experiência. “Acho bem legal informar os alunos sobre como preservar o meio ambiente, não jogar lixo no chão e nos igarapés. Infelizmente, muitos alunos não tem essa noção. Nosso bairro está um pouco sujo, as pessoas não respeitam as ruas, jogam lixo em qualquer lugar”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054