PROGRAMA MUNICIPAL DE ESCOLARIZAÇÃO DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA – PROMEAPI
O Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi) foi criado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o objetivo de oferecer o Ensino Fundamental (1° segmento) a adultos a partir de 35 anos e idosos. No programa, são desenvolvidas atividades cognitivas, culturais e sociais. O curso tem duração de até 3 anos e é oferecido de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino, vespertino e noturno, para adultos e idosos que não concluíram o Ensino Fundamental, ou não foram alfabetizados. As turmas são multiseriadas, sendo divididas em 1ª fase (alfabetização), 2ª fase (1° e 2° ano) e 3ª fase (4° e 5° ano).
PROJETO TELECENTRO
Os telecentros são espaços públicos localizados em escolas da rede municipal de ensino, com computadores conectados à internet. Utilizados como meio de integração entre as instituições públicas e a comunidade, os telecentros possuem acesso livre, porém controlado e organizado para atender alunos, professores, funcionários e comunitários.
Com o objetivo de promover capacitação e democratização do acesso à informação, os telecentros não possuem quaisquer fins lucrativos, mas garantem acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação à disposição de toda a sociedade.
PROGRAMA VIAJANDO NA LEITURA
O Programa Viajando na Leitura objetiva criar condições para contribuir com a melhoria dos índices de aproveitamento de ensino apontados nas avaliações escolares, favorecendo o desenvolvimento e a consolidação do hábito da leitura por meio de várias ações: Hora da Leitura (2º ao 9º ano); Dia da Leitura no Município de Manaus (11 de junho); Concurso de Desenho e Redação; Encontro Municipal de Leitura; participação em Feiras de Livros; Almanaque do Programa Viajando na Leitura; além de espaços privilegiados de acesso à leitura; ampliação do acervo e formação específica na área.
PROGRAMA MATEMÁTICA VIVA
O Programa Matemática Viva objetiva valorizar o conhecimento cotidiano do educando por meio de algumas tendências em Educação Matemática com isso, estabelecer um diálogo entre o conhecimento escolar e o conhecimento cotidiano do educando com aplicações reais em situações concretas do dia-a-dia, valorizando os métodos próprios do educando resolver situações problema.
PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO
O Se Liga é um programa de Alfabetização, que atende aos alunos de 1º Ano (sem vida escolar) e aos do 3º ao 5º ano não alfabetizados. Para participar do Programa o aluno deverá ter no mínimo 2 anos de distorção. Cada turma atende no máximo 25 alunos. Além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado, além de promoverem a autoestima dos alunos.
O Acelera Brasil é um programa destinado aos alunos do 3º ao 5º ano, que já possuem noções básicas ou rudimentares de alfabetização e que estejam com distorção de no mínimo 2 anos. Ao final do ano, o aluno poderá ser acelerado em até 2 anos. O programa está divido em 4 módulos.
* Todos os programas possuem um tutor, o qual realiza acompanhamento semanal em cada uma das turmas.
PROGRAMAS DE REFORÇO ESCOLAR
O Pit Stop é o programa que atende alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que estejam alfabetizados, mas que possuem dificuldades na leitura e escrita.
O Fórmula da Vitória é o programa de reforço em Língua Portuguesa destinado aos alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, que conta com material específico, organizado a partir de gêneros textuais, que despertam a curiosidade, o interesse e o desejo de ler e escrever nos adolescentes e facilitam a aprendizagem da leitura e escrita por se tornarem objetos reais de comunicação. São trabalhados 3 módulos: Poemas e Poesias, Carta Aberta e Contos de Assombração.
* Todos os programas funcionam no contraturno, em um ambiente devidamente organizado que proporciona ao aluno sucesso na sua aprendizagem.
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Instituído em abril do ano passado, tem como proposta ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio da articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educativas em escolas e outros espaços socioculturais. Os alunos participam das atividades no turno contrário ao das aulas regulares.
O programa conta com o esforço dos ministérios da Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente. Também foram firmadas parcerias com a Presidência da República, na área da Secretaria Nacional da Juventude, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL
As ações de Enfrentamento e Prevenção à Violência Sexual Infanto-Juvenil desenvolvidas pela Semed visam favorecer a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvendo toda a comunidade escolar e sociedade civil. Sua participação ativa e qualificada tem o objetivo de cumprir o papel da escola na rede de proteção da Infância e da Juventude, por meio da realização de palestras, seminários, mobilizações, caminhadas e outras ações para o combate.
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa constituir uma política para a integração e articulação intersetorial permanente entre a Educação e a Saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo a Estratégia de Saúde da Família e da Educação Básica. Sua finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública municipal de ensino.
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA
O Programa Ciência na Escola é desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
PROJOVEM URBANO
O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã. Aos jovens que cumprem determinados requisitos de frequência e elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal de R$100. Beneficiando mais de 10 mil jovens alunos nos últimos quatro anos, Manaus é destaque no Projovem entre as outras cidades no Norte do País.
AGENDA AMBIENTAL ESCOLAR
A Agenda Ambiental Escolar (AAE) é um instrumento de planejamento participativo e democrático para o desenvolvimento sustentável da realidade local de cada escola de Manaus que segue as Diretrizes da Agenda 21 local, nacional e global. A iniciativa veio da necessidade de um modelo padrão de orientação para o trabalho cotidiano e sua elaboração teve a participação de professores, gestores e pedagogos da rede municipal. Desde o primeiro semestre de 2009, está disponível em formato multimídia para todas as unidades.
PROINFO
O Programa Nacional de Informática na Educação tem como objetivo implantar a informática nas escolas da rede pública de ensino de forma descentralizada em parceria com os Estados e Municípios. A Semed possuiu uma equipe de multiplicadores especialistas em informática educativa, assessorados por um grupo de suporte técnico e administrativo que dá apoio às escolas municipais que possuem Laboratório de Informática, capacitando professores, pedagogos e diretores.
PROGRAMA MUNICIPAL SAÚDE DO ESCOLAR
Esse Programa existe a nível federal, criado em 1984 e tem como objetivo promover a saúde do escolar da Rede Municipal de Ensino, por meio de ações educativas, preventivas e curativas nas áreas de saúde geral, oftalmologia e odontologia. Em Manaus, o programa foi implantado em 1994 sobre a mesma lógica. As ações de Saúde Geral são desenvolvidas por Agentes de Saúde Escolar (ASE) e tem como objetivo promover a conscientização dos pais, alunos e funcionários sobre a importância da saúde e a necessidade de mudança de hábitos e comportamentos para uma vida saudável.
PROJETO MPT NA ESCOLA
O Projeto MPT na Escola evento teve o objetivo de apresentar a cartilha aos gestores das escolas municipais, sensibilizando-os no combate ao trabalho infantil estimulando que a temática seja trabalhada em sala de aula, de modo que os alunos possam desenvolver atitudes de cuidado e respeito com a sua vida e dos outros, repensando seus valores e seu posicionamento em relação ao exercício da sua cidadania.
PROJETO IMC SEMED
O Projeto IMC tem como objetivos: Traçar o perfil dos alunos quanto ao índice de massa corporal, Identificar possíveis alterações relacionadas à alimentação e peso corporal como desnutrição e obesidade, Gerar indicadores para as ações da merenda escolar, e Subsidiar as ações pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, através da realização do Exame Biométrico nas escolas da rede municipal de Manaus, que consiste na aferição do peso e da altura dos alunos para construção do índice de massa corporal (IMC), classificando-os em abaixo do peso, peso ideal e acima do peso e obesidade.
EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA – DSOP:
Esse projeto é uma parceria firmada entre o Grupo DSOP e a Semed que tem por objetivo contribuir para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente que aprenderão desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos.
Público Alvo: Crianças e Professores dos Centros Municipais de Educação Infantil e das Escolas Municipais mistas somente os professores de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.
PROGRAMA DE ENSINO SISTEMATIZADO DAS CIÊNCIAS – PESC e PESC ROBÓTICA:
O PESC tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem significativas, permitindo às crianças desenvolver sua inserção e participação nas diversas práticas sociais, ampliando seus conhecimentos e propiciando situações de aprendizagens orientadas de forma integrada.
Em 2016, iniciaram os trabalhos com o PESC Robótica, o qual tem como característica trabalhar os conceitos de tecnologia e robótica de forma lúdica e contextualizada.
Público Alvo: Crianças e Professores dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais mistas.
PROGRAMA “PRIMEIRA INFÂNCIA MANAUARA”:
O Programa “Primeira Infância Manauara” tem como objetivo favorecer a educação em saúde, atuando nas ações primárias junto às crianças em conjunto com as famílias e equipe escolar, participando diretamente na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil, bem como assistir a criança e a família na promoção da saúde e no combate às patologias infantis.
Público Alvo: Crianças, Professores e Pedagogos da Creche Municipal Escritor Manuel Otávio Rodrigues de Souza, CMEI Padre Luis Ruas e Escola Municipal José Sobreira.
PROJETO TEATRO DE FANTOCHES:
A ONG Grupo Primavera, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e a empresa Moto Honda da Amazônia, lançou o Projeto Teatro de Fantoches, o qual foi adotado por 60 unidades de ensino (Educação Infantil e Fundamental), da rede municipal.
Público Alvo: Crianças, professores e pedagogos de Educação Infantil e Ensino Fundamental das 60 unidades de ensino selecionadas.
PROJETO CARAVANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O referido Projeto tem como objetivo geral proporcionar espaço tempo para o desenvolvimento psicomotor das crianças que estudam nas unidades de ensino de Educação Infantil (CMEI e Escolas Mistas).
A metodologia utilizada no Projeto consiste em ação itinerante onde são levadas às unidades de ensino diversas atividades (Circuito Psicomotor, Ginástica, Dança e uso de brinquedos), pois acreditamos que a aprendizagem é a resposta de um indivíduo a um estímulo ambiental que acarreta uma mudança de comportamento. As experiências motoras da criança são decisivas para o desenvolvimento e organização mental necessário para obtenção de raciocínios mais complexos.
Público Alvo: Crianças e Professores dos Centros Municipais de Educação Infantil.
FESTIVAL OLÍMPICO:
O Projeto Festival Olímpico faz parte do Projeto Caravana da Educação Física na Educação Infantil, tem como proporcionar espaço e tempo para ação e reflexão de uma experiência única e enriquecedora promovendo os valores olímpicos na Educação Infantil.
Público Alvo: Crianças e Professores dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais mistas.
PROJETO TRANSVERSALIZANDO O TRÂNSITO:
Este projeto, idealizado pelo Manaustrans, pretende desenvolver junto às crianças da etapa da Educação Infantil (fases creche e pré-escola) experiências sobre segurança no trânsito. A motivação deste projeto considera os problemas enfrentados pelas crianças frente às ocorrências de descuido dos adultos na dinâmica do trânsito de veículo nas ruas de seu bairro.
O desenvolvimento deste trabalho também cumpre com a Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil ao possibilitar, dentre outras experiências, situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar.
Público Alvo: Crianças da Educação Infantil (fases Creche e Pré-Escola) da Rede Municipal de Ensino de Manaus.
PROGRAMA VIAJANDO NA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O Programa Municipal de Leitura, denominado Viajando na Leitura tem o objetivo de desenvolver atividades de incentivo à leitura nas escolas da rede municipal de ensino, visando à formação de leitores competentes e cidadãos.
O Programa Viajando na Leitura na Educação Infantil é desenvolvido de acordo com a Proposta Pedagógica da Educação Infantil, sendo as experiências de narrativa vivenciadas pela criança exploradas diariamente, previamente planejadas pelo professor, possibilitando a apreciação e interação com a linguagem oral e escrita e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos (Art 9º, Inciso III das DCNEI).
Público Alvo: Crianças e professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
PROJETO RECICLADINHO:
O Projeto Recicladinho é um Projeto que foi patrocinado via lei Rouanet pela Moto Honda com o objetivo de fomentar nas crianças conhecimentos sobre meio ambiente (um importante pilar trabalhado pela área social da empresa) e também através da divulgação da cultura popular brasileira, pois cada livro trabalha um diferente personagem nosso folclore.
O Projeto tem objetivo a distribuição de livros de educação ambiental em Manaus. Serão entregues para a cidade de Manaus, 2.295 livros, sendo 765 unidades dos seguintes títulos: “Comadre Fulozinha” e “Caboclinho D’água e Boitatá”.
Público Alvo: Crianças da Educação Infantil e alunos de escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas que não possuem bibliotecas.
EDUCAÇÃO INFANTIL – CRECHES
PROGRAMA EDUCAÇÃO E SAÚDE: VIGILÂNCIA EM CRECHE
Criado para orientar, acompanhar e supervisionar as ações de saúde nas creches municipais, considerando a suscetibilidade física, psíquica e emocional dos bebês e crianças pequenas atendidas. Bem como para viabilizar solicitações de aquisição de materiais específicos desta natureza.
Dessa forma, o Programa tem como finalidade oferecer subsídios técnico-procedimentais aos profissionais das creches a fim de amparar o atendimento dos técnicos de enfermagem e de subsidiar teoricamente suas práticas, além de favorecer a integração entre os demais profissionais da saúde inseridos nas creches.
PROGRAMA CRECHE E FAMÍLIA: UM CASAMENTO NA SAÚDE E NO EDUCAR
Este Programa tem dois eixos de atuação: um voltado para o processo de transição da criança da família para a creche e o oferecimento de serviços de saúde à criança.
Os objetivos principais são: Promover a articulação entre as creches e as famílias para participação atuante dos envolvidos no processo educacional dos bebês e crianças pequenas; e Assistir a criança e a família na promoção da saúde e no combate às patologias infantis.
PROGRAMA MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS
O objetivo do programa é subsidiar os docentes quanto ao atendimento às especificidades didáticas da fase por meio de encontros pedagógicos de cunho formativo.
Os encontros têm como elo indissociável a articulação entre teoria e prática, com o caráter de fornecer subsídios para o trabalho pedagógico sem perder de vista a tríade educar – cuidar – brincar.
PROGRAMA REDE DE INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS
Este Programa visa articular as diferentes instâncias da Semed com o objetivo de efetivar ações técnico-pedagógicas a fim de promover o assessoramento em prol da qualidade dos trabalhos das unidades da rede.
Na prática o programa acontece por meio da orientação e articulação dos procedimentos técnicos a serem adotados no assessoramento.
Assim, a articulação com as Divisões Distritais, seus assessores pedagógicos e Gerentes é elemento básico e indispensável a fim de alcançar eficazmente os pedagogos e professores como também atender seus anseios, orientar suas buscas, curiosidades, e descobertas, atribuindo sentido e significado à sua prática.
PROGRAMA REFERENCIAIS E PARÂMETROS
Este programa foi criado para subsidiar a organização e o funcionamento das creches municipais e da fase creche da rede municipal contemplando a gestão pedagógica, a gestão administrativa e os serviços de saúde oferecidos, tendo como princípio os direitos fundamentais da criança pequena.
Portanto, foram ou estão em elaboração Documentos Norteadores, Resolução, Protocolos de Saúde, Suplementos Didáticos, Currículo da fase creche, Agenda e Fichas de cunho avaliativo, processual e quanto ao crescimento e desenvolvimento da criança.
PROGRAMA TRIANGULAR
Este programa foi desenvolvido com o intuito de minimizar os impactos da infrequência do professor e possibilitar maior entendimento sobre o currículo, por meio de ações voltadas para três eixos: saúde física, saúde mental e suporte pedagógico aos professores e demais membros das creches municipais.