25/08/15 | 14:58
Programa Saúde na Escola apresenta resultados na Segunda Mostra

Saúde na Escola - SEMSA SEMED - Fotos Rodemarques abreu (44)A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira, 25, a 2ª Mostra de Experiência Exitosa do Programa Saúde na Escola. O evento aconteceu no auditório da Semed e contou com a participação da secretária da Semed, Kátia Schweickardt, e do secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto.

No primeiro dia da mostra, reunindo equipes e escolas das zonas Leste, Norte e Rural, houve troca de experiências com debates e palestras sobre saúde e educação, mobilizando 125 escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio e 125 equipes de saúde do Programa Saúde na Escola (PSE). Atualmente, o programa atende 147 escolas públicas, 99 da rede municipal e 48 da rede estadual, com apoio de 145 equipes de Saúde da Família, beneficiando mais de 80 mil alunos.

Saúde na Escola - SEMSA SEMED - Fotos Rodemarques abreu (42)A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, ressaltou o trabalho em conjunto das secretarias e a importância das escolas na formação de um cidadão melhor. Segundo ela, saúde e educação são as duas políticas sociais mais importantes de um governo.

“Todas as pesquisas relacionadas à promoção da saúde comprovam que os bons hábitos precisam ser desenvolvidos nas crianças desde pequenos para que se tornarem adultos saudáveis. Essa porta é a escola e a Semed é muito comprometida com o PSE. Hoje, temos 99 das 147 escolas, com toda a equipe escolar empenhada, visando sempre a reconstrução da nossa cidade e a melhoria de vida do nosso povo”, informou.

Saúde na Escola - SEMSA SEMED - Fotos Rodemarques abreu (53)Em apresentações realizadas pelos jovens estudantes os temas propostos foram a promoção da alimentação saudável, promoção da cultura de paz, direitos humanos/prevenção das violências e acidentes, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção ao direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/AIDS.

“Quando a Saúde consegue se energizar com a força da Educação, os efeitos são muito maiores e esse programa é exemplo disso. A integração entre escola, saúde e família é o segredo para mudanças de comportamento de uma sociedade, pois ensinar hábitos saudáveis no ambiente escolar é um caminho que precisamos fazer para que as ações tenham efeito. Pensamos o PSE com a perspectiva de crescimento para chegar a cada vez mais escolas e envolver mais famílias”, disse Homero de Miranda Leão Neto durante a abertura das atividades.

Saúde na Escola - SEMSA SEMED - Fotos Rodemarques abreu (26)acordo com a gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Dircelia Ortiz, o PSE acontece desde 2009 e aborda temas relevantes para o desenvolvimento do aluno envolvendo as equipes de saúde no ambiente escolar. “Este evento vem mostrar o trabalho que as equipes de saúde e educação vêm desenvolvendo desde 2009. Todos são temas importantes que devem ser trabalhados nas escolas e com a comunidade escolar para alertar sobre suas consequências”, relatou.

O segundo dia da mostra acontece no dia 27 de agosto, quinta-feira, reunindo equipes e escolas das zonas Sul e Oeste no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Áurea Pinheiro Braga, no bairro Compensa.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054