23/06/17 | 12:43
Programa Oca vai a Escola visita unidade Danilo de Matos Areosa

Com objetivo de levar a educação ambiental e conscientização sobre o meio ambiente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a quarta edição do programa “Oca vai à escola”, nesta sexta-feira, 23/6, na Escola Municipal Danilo de Matos Areosa, no bairro Grande Vitória, zona Leste de Manaus. Cerca de 190 crianças do 1º e 3º ano do bloco pedagógico participaram da programação com palestras sobre árvores e queimadas, além de realizar atividades em sala de jogos e oficina de bolsa e tapete ambiental, além da visita a salas onde foram montadas exposições sobre o tema.

A ação faz parte do projeto Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, que conta com a parceria das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam).

A assessora pedagógica da coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Luciana Oliveira, afirmou que as atividades são realizadas com os alunos para o aprendizado e conscientização sobre a questão ambiental não apenas dele, mas da família de cada um.

“É uma sensibilização para as questões ambientais do nosso cotidiano, tem que ser trabalhada ao nosso redor, em nossa comunidade e na escola. Precisamos despertar uma nova consciência em nossas crianças, que eles sejam os multiplicadores dessas informações”, concluiu.

O técnico de educação ambiental da Semmas, Alessandro Sampaio, foi o palestrante do tema de combate às queimadas urbanas. Para ele, o importante é o aprendizado significativo aos alunos.

“Apesar de serem pequenos, mas eles conseguem assimilar o conteúdo. Esse é um problema ambiental em toda cidade de Manaus. Com isso, eles podem ajudar seus pais sobre o que aprenderam em nosso encontro, porque mais tarde podem ajudar a salvar nosso meio ambiente”, completou.

Aprendizado

A diretora Raimunda Brito Soares, da Escola Municipal Danilo de Matos Areosa, disse que ficou feliz em receber pela primeira vez o programa, que vai deixar um aprendizado para as crianças o resto da vida.

“Com certeza fica um aprendizado aos alunos, porque é feito de forma lúdica, as crianças conseguem absorver muito mais rápido em relação ao tradicional. O bom disso é que quando essas crianças chegarem em casa, vão contar tudo aos pais e se tornarem multiplicadores”, comemorou.

O aluno do 3º ano, David Antônio José da Silva, 12, ficou empolgado de ter participado das atividades e fez questão de ressaltar o quanto ficou satisfeito com tudo que aprendeu. “Aprendi aqui na escola muita coisa, por exemplo, como não podemos colocar fogo na floresta, pois as árvores nos dão sombra e frutas. Outro aprendizado foi de não jogar lixo nas ruas e na escola, porque tudo fica sujo e é muito ruim para nós”.

Em 2017, o projeto Oca vai à escola já esteve nas Escolas Municipais Sérgio Pessoa, Roberto Ruiz e Elinea Folhadela. A meta é visitar outras nove unidades de ensino até o mês de outubro.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054