29/07/16 | 14:45
Programa ‘Fórmula da Vitória’ encerra módulo de reforço escolar

Formula da Vitória.Fotos Cleomir Santos (2)O programa “Fórmula da Vitória”, que oferece aulas de reforço a alunos inseridos no ensino regular da rede municipal de ensino, encerrou seu primeiro módulo na tarde da última quinta-feira, 28, com 29 alunos – do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – da Escola Municipal Jarlece Zaranza, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital.

O programa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Instituto Ayrton Senna e durante o encerramento apresentou um livro de poesias e poemas escrito pelos estudantes que fizeram parte dessa primeira fase. “Passamos a oferecer aulas de reforço a alunos que tenham dificuldade de leitura e escrita, assim como em interpretação de texto e conhecimento na língua portuguesa”, destacou a coordenadora distrital do programa da Divisão Zonal Centro-Sul, Josete Pacheco.

Formula da Vitória.Fotos Cleomir Santos (1)Já para professora de língua portuguesa que acompanhou os alunos na elaboração do livro de poesias e poemas, o programa tem influenciado positivamente no aprendizado dos alunos e tem mudado o hábito dos estudantes. “Os alunos começaram  a se soltar mais, percebi, por exemplo, que alguns ficaram mais desinibidos, romperam seus próprios limites, frustrações em relação à língua portuguesa”, frisou Maria Helena.

Umas das escritoras é a aluna Iveline Viana, do 6º ano. Ela conta que ficou mais fácil entender determinados conteúdos. “O Fórmula da Vitória me ajudou a ter outra visão sobre a leitura e sobre os livros e passei a entender mais assuntos relacionados à língua, como verbos que até pouco tempo tinha mais dificuldade”, disse.

Até o fim deste ano, estão previstos mais dois módulos, chamados ‘Carta Aberta’, que irá trabalhar com os alunos os diferentes tipos de cartas, e ‘Contos de Assombração’, no qual os estudantes terão mais uma vez a oportunidade de elaborar um livro, dessa vez com histórias de terror.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054