03/01/20 | 16:22
Programa educacional voltado para pais e alunos em creches inicia as atividades em 2020

O ano letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) só começa em fevereiro, mas as movimentações já começaram a ser realizadas para que tudo ocorra bem. Uma dessas iniciativas é o programa “Creche e Família: um casamento na saúde e no educar”, que iniciou nesta sexta-feira, 3/1, na Creche Municipal Magdalena Arce Daou, localizada em Santa Luzia, na zona Sul de Manaus. O objetivo da ação é orientar os pais que estão matriculando seus filhos pela primeira vez nas creches municipais sobre o atendimento diferenciado realizado por elas.

A unidade de ensino terá aproximadamente 120 novos pais, que levarão os filhos para as aulas. Esta é a primeira creche a receber o programa em 2020. Até o início do ano letivo, a Gerência de Creche visitará todas as 16 Creches Municipais próprias da Prefeitura de Manaus.

A gerente de Creches, Wissilene Brandão, conta que o projeto acontece desde 2013 na Prefeitura, e serve para apresentar aos pais diversos aspectos do trabalho com as crianças.

“A gente apresenta essa estrutura de creches no município de Manaus com duas vertentes: como eles podem contribuir para dar certo, porque dependemos muito da família, porque queremos que a criança dê certo pelo resto da vida. O outro momento é prepará-los para a vida, para esse momento de saída de casa, que a criança vai sair para outro ambiente, então a família também tem que se preparar para essa saída”, comentou.

Nesses sete anos de projeto, Wissilene já notou a diferença na atitude dos pais. “Em 2013 tínhamos algumas respostas dos pais do tipo que eles acreditavam muito que a escola seria responsável dali para frente pelos seus filhos e hoje a gente percebe que o trabalha está tão sólido que os pais já se colocam no papel de responsáveis pela criança e a creche como parceira deles”, completou.

A ação, conta a gestora da unidade Jussilene Seixas de Carvalho, só reforça o trabalho qualitativo que a creche busca realizar durante seus sete anos de existência. “A Creche vai fazer sete anos de funcionamento e vamos iniciar da melhor maneira possível. Começamos com a equipe completa, tanto de professores, quanto do apoio e a perspectiva para 2020 é que a creche continue fazendo esse trabalho de excelência que sempre buscamos fazer”.

Para o pai da aluna Maria Fernanda Gato, Vicente de Paula Lima, 35, poder colocar sua filha na creche é muito gratificante. “Nós que moramos aqui no bairro sabemos que ela é muito boa e uma referência, com excelentes profissionais. Essa acolhida é muito interessante porque os pais conseguem entender como funciona a creche, porque a gente pensa que é um trabalho fácil, mas não é”, finalizou.

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054