13/05/15 | 16:50
Programa de Tutoria Educacional vai acompanhar e avaliar professores em estágio probatório

Com a proposta de aperfeiçoar a capacitação dos novos professores e a qualidade de ensino na rede pública municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Itaú Social, lançou o Programa de Tutoria Educacional, na manhã desta quarta-feira, 13, na sede da secretaria, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. O programa faz parte de uma ação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O programa vai fortalecer as práticas educativas por meio de formação em serviço, contando com acompanhamento pedagógico e avaliação gradativa do professor. O projeto piloto inicia em julho e segue até o final do ano, quando serão avaliados 348 professores em cumprimento de estágio probatório e lotados nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed no Leste II, Sul, Norte e Oeste.

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Luís Fabian, destacou que o programa representa um avanço enorme na educação do município. Segundo ele, é mais uma ferramenta de gestão com foco e resultado, que possibilita fazer o acompanhamento especial e destinado especificamente aos novos educadores da rede.

“O importante é que ao final desse processo, eles tenham experiência e capacitação suficiente para continuar prestando, de forma adequada e suficientemente, os serviços em nossas escolas. Agora poderá ser avaliada, de fato, a qualidade pedagógica do professor”, observou.

Segundo a coordenadora pedagógica do programa na Semed, Dailla Menezes, o projeto conta com 25 tutores, formados por educadores da Semed, com treinamento contínuo e especializado por técnicos da Fundação Itaú Social. “Vamos iniciar a formação com 348 atendimentos de professores que estarão fazendo uma avaliação formativa durante seu estágio probatório”, explicou.

De acordo com a gerente de educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, a entidade contratou os serviços técnicos do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) para oficinas e com suporte à distância.

Metodologia

“A tutoria é uma metodologia de formação em serviço continuada no dia a dia da escola. No caso da tutoria para o professor é o apoio prático em sala de aula, ou seja, os educadores terão um tutor da rede pública, com experiência como professor, que fará o acompanhamento semanal de ajuda, tanto no planejamento da aula, quanto observando em classe”, disse.

A diretora Tania Nicole, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, considerou excelente o novo programa, uma vez que dará suporte aos novos educadores, que estão começando seu trabalho pedagógico.

“É mais um avanço para a educação do município. A Semed só tem a ganhar, porque é um programa que vai nos ajudar a melhorar a formação do educador em estágio probatório”.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054