10/06/15 | 15:32
Programa de Qualidade do Departamento de Engenharia da Semed visa melhorar desempenho do servidor

Manter o ambiente limpo e melhorar a produtividade são alguns dos objetivos do Programa de Gestão de Qualidade na Infraestrutura (PGQI), implantado no final do mês de abril pelo Departamento de Engenharia e Transporte (DET), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Instituído pelo diretor do Departamento de Engenharia, engenheiro civil Hudson Breno Cardoso, o PGQI é coordenado pela engenheira de produção, especialista em Segurança do Trabalho, Giselle Aguiar. Completam a equipe a engenheira de produção Elizangela da Silva e a técnica Amanda da Costa.

De acordo com Giselle Aguiar, o PGQI envolveu 115 servidores, sendo 49 do DET e 66 da equipe de Manutenção. Durante o final do mês de abril e o mês de maio foram trabalhadas questões de higiene e disciplina como a implementação dos 5 Sensos da Qualidade, onde houve palestra com o tema ‘5S: A Base para a Qualidade Total’.

“É um trabalho que está sendo implementado pelo setor de engenharia e em pouco mais de um mês já percebemos uma mudança nas atitudes dos servidores, uma vitória. Esperamos com o programa, desenvolver o habito da limpeza, de higiene no trabalho, tendo assim até mais espaço, economia de tempo, menos esforço físico e mental, aumento de produtividade e melhoria na saúde. Começo, neste primeiro momento, abordando sobre os 5 Sensos da Qualidade que são: Seiri – Utilização; Seiton – Ordenação; Seiso – Limpeza; Seiketsu – Saúde e Segurança; e Shitsuke – Autodisciplina”, informou.

Durante o ‘Dia D’, que aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, houve uma competição interna onde a Gerência de Fiscalização e Controle de Obras, liderada pelo Engenheiro Civil Leomi Soares e a Gerência de Avaliação e Desapropriação, liderada pelo Engenheiro Mecatrônico Anderson Bruno Viana, foram as campeãs.

Para o mês de junho, o PGQI pretende despertar nos servidores a necessidade de fazer o 5S Digital, que seria uma “limpeza” na rede interna do departamento para excluir materiais que não são mais utilizados e acabam ocupando espaço indevido. Ainda segundo Giselle Aguiar, os servidores tem se mostrado interessados e isso é fundamental para o desenvolvimento do programa. A programação se estende ao mês de julho, quando acontece o ‘Dia D’ da Gerência de Manutenção.

“Os servidores estão participando bem, apesar do intenso trabalho do departamento eles conseguiram parar um dia para dar uma atenção maior ao PGQI, que foi considerado o ‘Dia D’, onde eles foram orientados sobre o que deveriam fazer e botaram em prática para melhorar o ambiente de trabalho. Em julho, teremos o ‘Dia D’ da Gerência de Manutenção, onde eles vão organizar o setor para que o trabalho flua da melhor maneira possível”, destacou Giselle

Além de melhorar o ambiente do trabalho, o Programa de Gestão de Qualidade da Infraestrutura visa mudar o comportamento e levar melhor qualidade de vida ao servidor, tanto no ambiente do trabalho, quanto em casa com a família.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054