Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 25 de outubro de 2020
-->
16/03/18 | 10:39
Programa de Gestão do Clima Organizacional será implementado pela Secretaria Municipal de Educação

Pensando em identificar os fatores que influenciam condutas, satisfação, produtividade e motivação dos servidores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai implantar um Programa de Gestão do Clima Organizacional, que pretende envolver os mais de 15 mil servidores que atuam na sede da secretaria e outros prédios administrativos, Divisões Distritais Zonais (DDZs) e escolas.

Como primeira medida, será realizada uma Pesquisa de Satisfação de Clima que será aplicada entre os servidores do órgão, a partir do dia 26, durante duas semanas. A iniciativa, realizada por meio da Subsecretaria de Administração e Finanças, busca o bem estar do servidor no ambiente de trabalho em busca de melhores resultados.

“Pesquisas apontam que pessoas felizes mostram melhor resultado no trabalho. O objetivo com o programa é valorizar o que temos de mais importante, que é o nosso servidor. Precisamos entender qual a percepção deste servidor em relação à Semed, onde podemos melhorar nossa gestão e isso só vai ser possível ouvindo cada um”, explicou o subsecretário Bruno Guimarães.

Os servidores, de forma anônima, vão responder as perguntas referentes ao dia a dia da secretaria, por meio de computadores que serão disponibilizados nas DDZs, escolas e prédios administrativos da Semed. Entre outros fatores, será analisado o grau de satisfação dos trabalhadores, que influência diretamente no clima organizacional.

Segundo a coordenadora do Instituto Áquila, que está auxiliando na elaboração da pesquisa, Michelle Barreto, o resultado final vai possibilitar mudanças e adequações necessárias para a melhoria do trabalho desenvolvido dentro do órgão. “Para que as respostas na pesquisa sejam verdadeiras, o servidor não será identificado, dessa forma ele ficará a vontade para expor a suas possíveis insatisfações. Nós não estamos interessados em nomear, mas sim conhecer a necessidade e o que angustia esse servidor e colocar em prática um plano para que o trabalho se torne prazeroso”, apontou.

Para a execução do Programa de Gestão do Clima Organizacional, todos os setores da secretaria terão participação fundamental. Os chefes de DDZ, por exemplo, serão responsáveis por mobilizar gestores e equipe interna das divisões, repassando as informações que serão socializadas com demais servidores, assim como os diretores de departamentos farão em seus setores. Os Assessores de Gestão terão atuação direta nas unidades educacionais com professores, serviços gerais e manipuladoras de alimentos.

Na próxima semana começam nas DDZs, às reuniões de apresentação da pesquisa  aos gestores das unidades de ensino. O primeiro encontro acontecerá na segunda-feira, 19/3, com diretores das escolas da DDZ Leste 1; na terça, 20/3, será a vez dos servidores das unidades das DDZs Norte e Oeste; já na quarta, 21/3, as reuniões serão com as divisões Leste 2 e Sul; na quinta-feira, 22/3, com gestores da divisão Sul, finalizando sexta, 23, com a DDZ Rural.

 

Texto: Érica Marinho / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054