15/06/15 | 15:03
Programa Ciência na Escola promove palestra sobre nutrição na Escola Municipal Álvaro César

Quarenta instituições de ensino do município terão palestras de incentivo à iniciação científica nos próximos dias. A atividade é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Cada unidade de ensino receberá um profissional da área e abordará um tema diferente, oportunizando aos alunos o contato com o mundo da pesquisa científica.

A atividade será promovida por meio do Programa de Visitação e Exposição de Cientistas às Escolas Municipais do Programa Ciência na Escola (PCE). Na manhã desta segunda-feira, 15, cerca de 100 estudantes da Escola Municipal Álvaro César de Carvalho, no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, assistiram a uma palestra que abordou o tema “Nutrição Saudável”. O professor mestre Emanoel Afonso Leite falou sobre a importância da ingestão de frutas e verduras e como esses alimentos ajudam no bom desenvolvimento do corpo humano.

“Hoje em dia, as crianças comem menos frutas e verduras do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda. Isso também é potencializado pela dificuldade de oferecer um produto que seja além de prático, atrativo para esse público. A criança come com os olhos e precisa se sentir atraída. Infelizmente, algumas frutas têm a aparência pouco atraente. Eu expliquei a importância de uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Depois como cuidar dessas frutas para que não estraguem na geladeira”, orientou Leite, que também é engenheiro agrônomo.

O aluno Sebastião Barros, do 5º ano do Ensino Fundamental, contou que precisa comer alimentos saudáveis para crescer e não ter problemas de saúde. “Preciso comer mais uva, melancia e laranja. Além de fazer bem para saúde, não engorda”, afirmou.

Já a estudante Luciene Coutinho afirmou que as frutas fazem parte de sua alimentação diariamente. “Aprendi que as frutas fazem bem para nossa saúde. Precisamos lavar bem antes de consumir. Eu gosto de comer maçã e banana. E prefiro as frutas ao sanduiche”, revelou.

Vocação

De acordo a coordenadora do PCE na Semed, Socorro Freitas, o objetivo principal das palestras é despertar a vocação científica dos alunos da educação básica. Segundo ela, serão ministradas 40 palestras sobre temas diferenciados em várias escolas da rede.

“Nós envolvemos esses alunos com mestres e doutores para que eles vivenciem a experiência da pesquisa cientifica, por meio de palestras. Infelizmente nosso país ainda possui poucos pesquisadores, precisamos mudar essa realidade”, explicou a coordenadora, informando que está sendo programada uma feira de exposição cientifica da educação básica prevista para ser realizada no dia 30 de setembro.

 

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: CLEOMIR SANTOS

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054