20/05/19 | 17:10
Programa Ampliando Horizontes (PAH) realiza dia de imersão nos idiomas com passeio de barco

O Programa Ampliando Horizontes (PAH) realizou no sábado, 18/05, um dia de imersão nos idiomas com um passeio de barco. O programa oferece cursos livre de Língua Inglesa e Espanhola, destinado a servidores, filhos de servidores e cônjuges da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Mais de 90 pessoas participaram desta excursão cujo objetivo é conhecer a cultura, fauna e flora da nossa região com uma atividade diferenciada, orientada por guias turísticos que falam Inglês e Espanhol. Com esta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Encontro das Águas, pescar, visitar uma tribo indígena, apreciar as comidas típicas dos indígenas, assim como interagir com os botos da Amazônia e visitar a feira de artesanato.

“Esta excursão foi formidável, pois além dos alunos praticarem o idioma, eles puderam interagir com os guias, aprender um novo vocabulário voltado à fauna e flora e aumentar a proximidade com colegas de classe”, contou a coordenadora do Programa, Suellen Gomes Barros, que ressaltou também que ficou extremamente satisfeita com a grande adesão da excursão, e conta que a equipe da PAH não tem medido esforços para tornar as aulas cada vez mais interessantes e significativas.

O projeto existe desde 2010 e as aulas são ministradas por professores da própria SEMED. Até 2013, o programa atendia apenas servidores da secretaria, entretanto, em 2014,  foi estendido para  cônjuges e filhos de servidores.

A aluna já formada, Alexandra de Sales Medeiros, professora do projeto de correção de fluxo Acelera (formada em 2016, da rede municipal de ensino), disse que o curso está mais que aprovado.

“Recomendo o curso para todas as minhas amigas e muitas delas, que não podiam pagar um curso particular para os filhos, encontram aqui essa oportunidade. Eu já fiz cursos fora e vejo que esse, realmente, é um curso de excelência e qualidade”, finalizou.

A servidora Francisca Célia citou como essa é uma oportunidade única “Para mim, foi uma experiência muito positiva, porque eu necessitava aprender a Língua Espanhola e foi um salto muito grande para minha vida. Eu necessitava por causa das viagens que eu faço, e estudar aqui foi como um renascimento, saí do isolamento linguístico”, completou.

O programa já formou mais de 350 estudantes, sendo mais de 350 alunos com nível intermediário em Língua Inglesa e Espanhola. Hoje, são atendidos aproximadamente 290 alunos, incluindo servidores, filhos e cônjuges.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Divulgação

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054