21/07/15 | 8:45
Programa Ampliando Horizontes da Semed dá início as atividades do 2º semestre de 2015

Aula Inaugural do Programa Ampliando Horizontes. DDPM. Fotos Cleomir (20)O Programa Ampliando Horizontes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará 137 vagas de línguas inglesa e espanhola no segundo semestre de 2015. Para marcar o início das atividades foi realizada na noite desta segunda-feira, 20, a aula inaugural da ação, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Vila Amazonas, zona Centro-Sul da cidade, onde 200 educadores, entre pedagogos, professores e gestores, participaram da cerimônia que contou com uma decoração de festa junina, apresentações culturais e sorteios de brindes.

O programa existe há seis anos e tem a finalidade de conceder aos professores efetivos e em Regime de Direito Administrativo (RDA) da rede municipal de ensino, a seus filhos e cônjuges, a oportunidade de desenvolver habilidades e experiência nos idiomas inglês e espanhol, propiciando o desenvolvimento como ouvir, falar, ler e escrever. Com isso, contribui na interpretação e contextualização de situações do cotidiano e na vivência de experiências de comunicação humana, refletindo sobre os costumes estudados pelos participantes.

Aula Inaugural do Programa Ampliando Horizontes. DDPM. Fotos Cleomir (21)“Aula Inaugural do Programa Ampliando Horizontes. DDPM. Fotos Cleomir (21)”. De acordo com a coordenadora do programa, Socorro Araújo, os cursos contribuem no desenvolvimento pessoal e demostra um gesto de valorização aos profissionais da Semed. “O Programa procura oportunizar um crescimento pessoal e não só profissional. Prova disso, é que hoje temos alunos que tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio no Chile, que estão com a pretensão de fazer um mestrado e que aproveitaram o conhecimento que absorveram durante o curso de alguma forma. Para estender este crescimento e valorizarmos ainda mais nossos profissionais da educação, ampliarmos o programa estendendo os cursos de língua estrangeira também para os filhos e cônjuges de nossos servidores”, ressaltou.

Para atender a nova demanda foram abertas quatro novas turmas, duas para língua inglesa e duas para a língua espanhola. Contando com os novos alunos, o programa beneficiará ao todo 338 pessoas. Um dos alunos matriculados para o segundo semestre é o professor da Escola Municipal Elcy Mesquita, Sandro de Paula. O estudante de língua espanhola destacou seu interesse pelo idioma e qual a sua meta após o curso.

“Me interessei pelo o curso porque adoro a história da América Sul, a música espanhola e os costumes da Espanha. Por isso, decidir buscar esta formação para aprender mais um idioma e ter a aceso a uma nova cultura. E não pretendo parar por aqui. Após concluir, pretendo me aperfeiçoar ainda mais e, quem sabe, até fazer um intercâmbio”, desabafou.

A aluna e professora do Centro de Educação Municipal de Infantil (CMEI) São Judas Tadeu, Denise de Socorro, é aluna finalista do curso de inglês e afirmou que o programa foi fundamental na sua vida. “Busquei o curso porque estou pretendendo fazer meu mestrado para galgar novos caminhos profissionais. O programa me deu a oportunidade de conhecer uma língua diferente, de conhecer outra cultura, novos amigos e favoreceu no meu crescimento profissional. Portanto, só tenho a agradecer”, destacou.

Vagas remanescestes

As pessoas interessadas devem comparecer a sede da DDPM, no período de 14h às 20h30, munidos da copia do RG, 1 foto 3×4 e do último contracheque do servidor. No caso de cônjuge, deverá apresentar a copia da certidão de casamento ou de união estável. Já o filho ou filha apresentar a copia do último contra-cheque do pai ou da mãe servidora.

As aulas acontecerão na DDPM, de segunda e quarta-feira, terça e quinta-feira, de 18 às 20h30, em período de três anos e mais 6 meses de conversação, caso os alunos tenham interesse.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054