O Programa Ampliando Horizontes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará 137 vagas de línguas inglesa e espanhola no segundo semestre de 2015. Para marcar o início das atividades foi realizada na noite desta segunda-feira, 20, a aula inaugural da ação, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Vila Amazonas, zona Centro-Sul da cidade, onde 200 educadores, entre pedagogos, professores e gestores, participaram da cerimônia que contou com uma decoração de festa junina, apresentações culturais e sorteios de brindes.
O programa existe há seis anos e tem a finalidade de conceder aos professores efetivos e em Regime de Direito Administrativo (RDA) da rede municipal de ensino, a seus filhos e cônjuges, a oportunidade de desenvolver habilidades e experiência nos idiomas inglês e espanhol, propiciando o desenvolvimento como ouvir, falar, ler e escrever. Com isso, contribui na interpretação e contextualização de situações do cotidiano e na vivência de experiências de comunicação humana, refletindo sobre os costumes estudados pelos participantes.
“Aula Inaugural do Programa Ampliando Horizontes. DDPM. Fotos Cleomir (21)”. De acordo com a coordenadora do programa, Socorro Araújo, os cursos contribuem no desenvolvimento pessoal e demostra um gesto de valorização aos profissionais da Semed. “O Programa procura oportunizar um crescimento pessoal e não só profissional. Prova disso, é que hoje temos alunos que tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio no Chile, que estão com a pretensão de fazer um mestrado e que aproveitaram o conhecimento que absorveram durante o curso de alguma forma. Para estender este crescimento e valorizarmos ainda mais nossos profissionais da educação, ampliarmos o programa estendendo os cursos de língua estrangeira também para os filhos e cônjuges de nossos servidores”, ressaltou.
Para atender a nova demanda foram abertas quatro novas turmas, duas para língua inglesa e duas para a língua espanhola. Contando com os novos alunos, o programa beneficiará ao todo 338 pessoas. Um dos alunos matriculados para o segundo semestre é o professor da Escola Municipal Elcy Mesquita, Sandro de Paula. O estudante de língua espanhola destacou seu interesse pelo idioma e qual a sua meta após o curso.
“Me interessei pelo o curso porque adoro a história da América Sul, a música espanhola e os costumes da Espanha. Por isso, decidir buscar esta formação para aprender mais um idioma e ter a aceso a uma nova cultura. E não pretendo parar por aqui. Após concluir, pretendo me aperfeiçoar ainda mais e, quem sabe, até fazer um intercâmbio”, desabafou.
A aluna e professora do Centro de Educação Municipal de Infantil (CMEI) São Judas Tadeu, Denise de Socorro, é aluna finalista do curso de inglês e afirmou que o programa foi fundamental na sua vida. “Busquei o curso porque estou pretendendo fazer meu mestrado para galgar novos caminhos profissionais. O programa me deu a oportunidade de conhecer uma língua diferente, de conhecer outra cultura, novos amigos e favoreceu no meu crescimento profissional. Portanto, só tenho a agradecer”, destacou.
Vagas remanescestes
As pessoas interessadas devem comparecer a sede da DDPM, no período de 14h às 20h30, munidos da copia do RG, 1 foto 3×4 e do último contracheque do servidor. No caso de cônjuge, deverá apresentar a copia da certidão de casamento ou de união estável. Já o filho ou filha apresentar a copia do último contra-cheque do pai ou da mãe servidora.
As aulas acontecerão na DDPM, de segunda e quarta-feira, terça e quinta-feira, de 18 às 20h30, em período de três anos e mais 6 meses de conversação, caso os alunos tenham interesse.
Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054