10/06/15 | 8:44
Profissionais de educação física aprendem técnicas para trabalhar com alunos com deficiências

Capacitar profissionais de educação física para que atuem no esporte ensinando crianças com deficiência é o objetivo do 3º Curso de Capacitação em Educação Física Adaptada, que começou nesta terça-feira, 9. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), e tem a parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro. A abertura aconteceu no auditório da Semed.

O curso de capacitação faz parte da programação dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) e de acordo com a coordenadora, Shirley Amaral, vai levar noções de esportes adaptados aos profissionais e acadêmicos de educação física. “É importante para as pessoas com deficiência nas escolas, pois estamos dando uma formação aos professores, para que aperfeiçoem a nossa qualidade educacional, para que o professor tenha uma noção de como seguir o trabalho com a pessoa com deficiência. Este ano, estamos trabalhando com professores do município, do Estado e acadêmicos de várias faculdades”, comentou.

Profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro estão confirmados para ministrar os cursos e compartilhar experiências com os participantes. Um deles é o técnico da Seleção Brasileira de voleibol sentado, José Antônio Guedes, que destacou a sua participação como forma de divulgar o esporte paraolímpico de qualidade em todo o País. “Minha vinda aqui é no sentido de divulgar cada vez mais os esportes paralímpicos, no meu caso o voleibol sentado, para que diferentes regiões do Brasil possam desenvolver, com o máximo de qualidade, a  iniciação esportiva e novas equipes de alto rendimento possam surgir nessas diferentes regiões do País, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do cenário paralímpico no Brasil”, informou.

O curso de capacitação é uma atividade pioneira no Amazonas e oferece quatro diferentes atividades: Dança; bocha; vôlei sentado e educação física escolar. Todas as aulas acontecerão até a próxima sexta-feira, 12, na Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Palestra

A abertura contou com a palestra do professor de educação física da Semed, Alexandre Romano, que falou sobre ‘Inclusão da Pessoa com Deficiência por Meio da Educação Física’. “Abordamos o desenvolvimento humano e sobre como a educação física pode contribuir para o desenvolvimento desses alunos, que necessitam de maiores cuidados”, relatou o professor.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054