02/10/15 | 8:40
Profissionais da Semed se reúnem para trocar experiências de práticas pedagógicas

RRA_1227Projetos, ações, atividades e práticas pedagógicas que estão impactando o rendimento escolar e a aprendizagem de alunos da rede municipal de ensino foram apresentados, na tarde desta quinta-feira, durante uma mesa redonda composta por gestores, chefes e gerentes das Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e assessores da Gide. O encontro aconteceu no auditório na Escola Municipal Raimundo Botinely, localizada no bairro Riacho Doce, zona Norte, e reuniu em torno de 30 pessoas.

Segundo a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzenir Trajano, o encontro tem acontecido durante toda esta semana e é voltado para as escolas que atendem do 6º ao 9º ano. “A ideia é reunir os chefes das DDZs e gestores para que seja feito um momento de trocar experiências, compartilhar e disseminar as ações que estão tendo resultado positivo na aprendizagem. Ou seja, esta mesa redonda é um momento em que eles (gestores) têm a possibilidade de falar como estão desenvolvendo suas praticas pedagógicas, de ouvir as ações desenvolvidas por outras escolas e absorver as ideias que estão dando certo”, disse.

RRA_1240Durante a mesa redonda os gestores tiveram espaço para expor seus métodos de trabalho, sua linha de atuação dentro da sua escola, de discutir possíveis melhorias de ensino e de ouvir relatos de experiências de outros gestores. Um dos gestores que apresentou as ações de sucesso foi o gestor da escola Raimundo Botinely, Emerson Bastos, que está a frente da unidade educacional há três meses.

Em sua explanação o gestor destacou os mecanismos que estão contribuindo para o rendimento positivo dos estudantes. Uma das medidas implantadas, segundo ele, foi a abertura do diálogo entre os alunos, professores e demais envolvidos no processo educacional. Outro recurso pedagógico utilizado pela unidade é o projeto ‘Aprimorando com os escritores”, que envolve as disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências, trabalhando com alunos do 5º e 9º ano de maneira transversal e multidisciplinar, com atividades fora e dentro de sala de aula.

RRA_1246Além disso, o gestor destacou que o esporte está sendo usado como meio de incentivo para obtenção de bons resultados nas avaliações e nas notas, porque para participar de atividades desportivas é exigido um desempenho dos alunos, o que tem refletido no comportamento e no avanço de notas.

“Apesar de estarmos há poucos meses à frente desta escola, já conseguimos alguns avanços. Com as medidas, conseguimos observar que o nosso alunado está mais motivado, aberto ao diálogo, que houve uma mudança de comportamento e uma melhora significativa no desempenho escolar ”, salientou o gestor.

Outra participante da mesa redonda foi a chefa da DDZ Leste II, Socorro Duarte. Para ela o encontro foi importante para ouvir o que está dando certo e o que pode ser melhorado. “Graças a estes momentos, vemos que há diversas ações sendo implantadas, que a Semed está implantando uma gestão participativa e, com isso, está conseguindo obter resultados satisfatórios em relação ao fazer pedagógico e nos resultados que estão cada vez em evidência e aumentando”, disse.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054