30/06/15 | 17:45
Profissionais da educação participam de encontro com prefeito para discutir formação e Banco de Gestores

Reunião com os Diretores da SEMED no Mindú - Fotos Rodemarques Abreu (7)O prefeito Arthur Virgílio Neto participou, na tarde desta terça-feira, 30, de uma reunião com gestores de escolas da rede municipal. Junto à secretária de Educação, Kátia Schweickardt, Arthur esclareceu questões relacionadas ao Programa Municipal de Certificação e Composição de Banco de Diretores para Unidades de Ensino da Rede Municipal de Manaus (Procert). O encontro aconteceu no auditório do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

O Procert visa certificar professores e pedagogos efetivos da Semed, que têm interesse em se tornar gestores no futuro, por meio da criação de um Banco de Gestores certificados. O processo quer, também, certificar o gestor que já atua no cargo e tem interesse em participar do processo, passando por novas formações.

Reunião com os Diretores da SEMED no Mindú - Fotos Rodemarques Abreu (17)De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, a iniciativa cumpre um dos requisitos exigidos pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, (Bird) para a concessão de empréstimos,  fundamentais para investimentos nas áreas da educação e infraestrutura de Manaus. Para alcançar a meta, ficou acordado, na reunião, que neste primeiro momento, todos ficarão focados para obterem um bom desempenho na avaliação da Prova Brasil, que acontece em novembro, e logo depois se voltarão para os estudos visando à certificação.

“São pessoas preparadas e dedicadas. Eu estou satisfeito com o avanço que estamos tendo com o sistema pedagógico que cresce cada dia mais. Nós estamos fazendo o que é possível para oferecermos uma crescente qualidade no ensino básico, nos Centros Municipais de Educação Infantis e nas creches da cidade. Essa certificação é muito importante para eles porque certifica a competência que todos têm. Não é um trabalho difícil ou impossível. É um trabalho, sobretudo, fraterno. Eles sabem que a prefeitura se esforça para oferecer a eles as melhores condições de trabalho”, destacou o prefeito.

Reunião com os Diretores da SEMED no Mindú - Fotos Rodemarques Abreu (4)A secretária Kátia Schweickardt ressaltou que os gestores que já atuam na função não perderão o cargo caso optem por não participar do programa. Segundo ela, a certificação do servidor deve ser encarada como uma conquista e não como uma imposição.

“A certificação inaugura um novo momento, que é o de começarmos a ocupar certos cargos por meio do mérito. Isso deve ser aquilo que a gente busca. Nós, professores, queremos cada vez mais ser reconhecidos pelos méritos, por nossas experiências e competências. E a certificação é o inicio desse processo e está relacionada a uma estratégia que a Semed já vem trabalhando, que é da formação continuada e mostra que estamos envolvidos verdadeiramente na qualificação dos nossos profissionais”, afirmou Kátia.

Para a gestora da Escola Municipal Júlio César de Moraes Passos, Ana Nery, a proposta é um crescimento profissional. “Você certificar e comprovar cientificamente que o seu trabalho está sendo realizado de forma correta, é bom, alimenta o ego de todo mundo. Nós já fazemos isso diariamente, temos a prática, mas queremos ter essa certificação”, comentou.

 

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054