03/06/15 | 11:21
Profissionais da Creche Manuel Octávio participam de formação com a Gerência de Creches da Semed

A Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta terça-feira, 02, o encontro de mediações pedagógicas na Creche Municipal Escritor Manuel Octávio, localizada no bairro Mauazinho, zona Leste da cidade. A formação reuniu 20 profissionais da unidade, entre professores, pedagoga, manipuladores de alimentos, agentes de portaria. A ação teve a finalidade de apresentar mecanismos pedagógicos que auxiliem na prática da docência com as crianças das creches.

O tema abordado durante a formação foi “Brincadeiras e Interações de Criança”. Durante a atividade, foi discutido sobre o “Eixo de trabalho educacional com crianças pequenas”, “Compreensão da importância do brincar para ela” e “Motricidade Fina”. De acordo a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, com a discussão os educadores irão estimular o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos alunos da creche.

“A ideia do trabalho de hoje é que os educadores possam favorecer a brincadeira, construindo brinquedo com as crianças é oportunizar métodos para que eles possam trabalhar as diversas habilidades e capacidades com elas”, destacou.

No decorrer da atividade também foram ensinados os diversos tipos de brincadeiras lúdicas e pedagógicas, formas de socialização entre os alunos e técnicas para reutilizar materiais reaproveitáveis, como papelão para confecção de brinquedos lúdicos e de cunho pedagógico.

O encontro aconteceu pela segunda vez na creche. Segundo a pedagoga da unidade infantil, Helane Santos, os encontros de mediações contribuem para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos educadores.

“Estas formações fazem com que repensemos a nossa prática pedagógica, nossos métodos de aprendizagem. E a vinda das representantes da Gerência de Creches é interessante porque nos trazem experiências pedagógicas direcionadas aos alunos, nos ajudando e dá suporte técnico”. descreveu.

Helane destacou ainda que os métodos de aprendizagem adotados desde as mediações motivaram os profissionais a fazerem atividades de forma mais coletiva, envolvendo e motivando os alunos a fazerem parte do processo pedagógico e interagir entre eles mesmos.

As formações que acontecem bimestralmente em cada creche, seguem durante todo ano.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054