07/07/16 | 13:32
Professores recebem formação para iniciar atividades em nova creche municipal

07-07-16-Professoras da Creche Maria Luiza passam por formação.Foto-Lton Santos (7)A Creche Municipal Maria Luiza, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, dará início as suas atividades na próxima segunda-feira, 11. A unidade atenderá 140 crianças de um a três anos e, para qualificar as práticas pedagógicas, 16 professoras que compõem o corpo docente passaram por formações da Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Entre os temas debatidos com os educadores está o papel do professor de creche e o planejamento pedagógico das atividades, mostrando de que maneira as 12 experiências educacionais que as crianças precisam ser submetidas durante a primeira infância podem ser trabalhadas em sala.

07-07-16-Professoras da Creche Maria Luiza passam por formação.Foto-Lton Santos (8)De acordo com a Gerente de Creches, Wissilene Brandão, a formação serve para auxiliar o professor em sua atividade diária, enaltecendo o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de brincadeiras e musicalização. “Os três primeiros anos são fundamentais para todo o desenvolvimento da vida humana, por isso o nosso trabalho de cuidar das crianças é essencial. Nessa fase, é bem intenso o desenvolvimento dos esquemas neurais”, explicou.

Durante a formação, as professoras apresentaram alguns brinquedos feitos de materiais recicláveis que serão usados nas atividades com os alunos. Um exemplo é o quadro sensorial, montado na sala do maternal 1, que servirá para ensinar o que é macio, duro e áspero através do toque.

07-07-16-Professoras da Creche Maria Luiza passam por formação.Foto-Lton Santos (9)“Estou orgulhosa, porque o trabalho já está dando resultado. As crianças que vão ser atendidas aqui irão aprender de acordo com as diretrizes curriculares que a educação infantil determina. Isso é muito importante”, disse a diretora da Creche, Andrea Vale.

Nova experiência 

Fabíola Magalhães é uma das 16 professoras da Creche Maria Luiza e passará pelo seu primeiro contato com a educação infantil. Até junho, ela lecionava no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Garcia Rodrigues e, por isso, disse que a formação foi importante para transpor a maneira de ensinar.

“Aprendi como cuidar das crianças, desde a higiene, escovação dos dentes, até as brincadeiras que nós temos que trabalhar com elas. É bem diferente do que eu estava acostumada, porque não ensinamos números ou alfabeto, trabalhamos o cognitivo por meio das interações e brincadeiras”, observou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054