09/06/15 | 19:22
Professores pesquisadores da Semed participarão de oficinas de fomento à pesquisa até novembro

Cerca de 50 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na tarde desta terça-feira, 8, da aula inaugural do curso de “Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica.  O evento aconteceu no auditório do Bosque da Ciência, zona centro-Sul de Manaus, e reuniu gestores, professores, pesquisadores, representantes de órgãos e secretarias envolvidas no fomento de pesquisas no Estado.

Durante a abertura, foi proferida a palestra “Conhecimento em Movimento na Educação” pela professora doutora Maria Nowak. Na palestra, destacou conceitos da educação e os princípios adotados, em 2015, pelo PCE.

O curso será acompanhado e coordenado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Segundo a coordenadora do PCE na Semed, Socorro Freitas, com as oficinas, os professores pesquisadores da rede municipal de ensino poderão ampliar seus conhecimentos acerca da pesquisa científica.

 “O curso contribuirá para incentivo à pesquisa na rede municipal de ensino e dará mais visibilidade aos projetos desenvolvidos em nossas escolas pelos educadores. Com o curso, os nossos educadores também poderão ampliar seus conhecimentos a respeito da pesquisa e, com isso, desenvolver melhor seus respectivos projetos”, destacou.

Admar Lima, professor da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizada  na Costa do Jatuarana, do Rio Negro é um dos pesquisadores da Semed que fará o curso. Para ele, o curso dará a chance dos professores da Semed se aproximarem de pessoas envolvidas com a pesquisa científica e de adquirir conhecimento. “Neste curso, teremos a possiblidade de conhecer pessoas envolvidas no campo da ciência, de termos uma nova visão sobre a ciência e de desenvolver o nosso conhecimento”, falou o professor pesquisador, que já possui artigos publicados na revista do Inpa, na internet e em outras revistas conceituadas.

Segundo a coordenadora pedagógica do PCE da Fapeam, Eduarda Albuquerque, a finalidade do curso é propor uma formação científica para os professores pesquisadores que farão parte do projeto.

“O nosso objetivo é levar a ciência dentro do espaço escolar e contribuir na formação continuada de professores, na alfabetização científica, de estimular e aprimorar a produção, publicação e apresentação de projetos científicos”, salientou.

 

Aulas

As aulas acontecerão na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no conjunto Vila Amazonas, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Ao todo, serão oferecidas nove oficinas ministradas por professores, mestres e doutores de diversas áreas de conhecimento de instituições.

Durante os cursos, serão abordadas a metodologia científica, redação de trabalho científico, execução financeira e prestação de contas, submissão de trabalho científico, entre outros.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054