24/02/17 | 17:10
Professores passam por formação visando resultados da ADE

Oficina sobre Instrumento habilidades. DDPM. Fotos Cleomir Santos (16)Foi apresentado, na tarde desta sexta feira, 25/2, para professores do Ensino Fundamental I, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o livro de Habilidades e Competências em Leituras e Resoluções e Problemas.

O aporte pedagógico traz os descritores que os alunos da rede municipal de ensino tiveram mais dificuldades nas edições anteriores da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), aplicada anualmente pela Semed.

O livro traz 28 descritores de matemática e 15 de língua portuguesa, distribuídos em 146 paginas. Nele, o professor poderá usar da sua criatividade para trabalhar, dentre outros assuntos, interpretação de texto, variação linguística, grandezas e medidas e álgebra e funções matemáticas.

Oficina sobre Instrumento habilidades. DDPM. Fotos Cleomir Santos (7)O material foi apresentado por uma equipe de assessores de língua portuguesa e matemática da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da secretaria. Segundo o assessor de matemática Anézio Neto, o livro vai possibilitar o professor trabalhar conteúdos em que o aluno apresentar mais dificuldade.

“Objetivo é fazer com que o professor se aproprie do conteúdo e, com isso,  consiga desenvolver as habilidades de maior dificuldade dos estudantes”, destacou ele, acrescentando que os descritores contidos no livro foram construídos com base nos conteúdos curriculares e no processo cognitivo de aprendizagem.

Para a professora Soanes de Socorro Pereira, da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, o livro vai somar com sua a metodologia de ensino. “Acho que vai ser uma ferramenta significativa de aprendizagem e que vai nos dar clareza sobre quais conteúdos vamos  precisar trabalhar mais em sala de aula”, comentou.

Oficina sobre Instrumento habilidades. DDPM. Fotos Cleomir Santos (13)Oficina

De forma simultânea aconteceu uma oficina durante a apresentação do livro, onde os professores aprenderam na prática a utilizar ferramentas pedagógicas para otimizar e dinamizar o ensino da matemática em sala de aula. Na oportunidade, os professores puderam usar a criatividade para explicar certos conteúdos da disciplina em questão, na prática.

Para o professor Marlon José Costa, da Escola Cleonice Menezes, a oficina serviu como expiração e como novo método de ensino. “A partir de agora, as minhas aulas será mais prática.  Vou aliar a teoria com a prática, utilizando jogos, interação e dinamismo, como foi feito aqui”, disse.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/Semed

 

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