26/10/12 | 15:45
Professores participam do III Seminário de Língua Inglesa

A tecnologia como aliada da língua inglesa, com esse novo conceito professores de inglês, assessores pedagógicos e de tecnologias participaram nessa quinta-feira, (25), do III Seminário de Língua Inglesa. O evento que teve como temática “O uso das tecnologias como suporte na disciplina de Língua Inglesa“ aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Divulgar os resultados das formações em polo com os professores de língua inglesa foi um dos objetivos do encontro que reuniu os professores que atuam com a disciplina nas escolas municipais.

Os participantes puderam assistir aos relatos de experiência dos professores:   Ana Karenina Landim da Escola Paulo Graça (Sala Temática – Produção de videoclipes em inglês – Turismo Digital), Prof. André Machado da Escola Vicente de Paula (Intercâmbio de Professores da Rede Pública nos EUA), Profª. Helena Cordovil da Escola Jornalista Sabá Raposo, Profª Rebeca Lira da Escola Themístocles  Gadelha e Profª Maria Filomena Ferreira da Silva da Escola General Aristides Barreto.

Além das apresentações culturais das Escolas Francisca Campos (Peça “Romeo e Juliet” – adaptação de William Shakespeare) e Tereza Cordovil (Hip Hop) , o eventou contou com as palestras: “Recursos Tecnológicos” – José Getúlio da Costa Filho, “The Importance of Experiencing Culture in Mastering a Foreign Language” com Duanes Santos, M.A. e “Futuro e Educação” com o representante da Cambridge University Press, Fausto Rabelo.

“É um momento de escuta, reflexão e troca de conhecimentos. É a possibilidade para que aconteça a garantia de um aprendizado em sala de aula  e que o professor tenha condições de se fazer presente nas formações e demais encontros fazendo com que aconteça uma reorientação de seu trabalho educacional”, afirmou a Diretora do Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão, na abertura do evento.

De acordo com a formadora da DDPM, Kátia Florêncio, a ideia do seminário é demonstrar tudo o que foi desenvolvido no decorrer de 2012.

“É uma socialização das experiências dos professores que participaram das formações em polo na DDPM e as atividades realizadas com os seus alunos em sala de aula”, afirmou a formadora.

“Recursos Tecnológicos” foi a temática apresentada pelo Palestrante e Supervisor Comercial da Editora Ática e Scipione, José Getúlio da Costa Filho. Segundo ele, as ferramentas: Portal Pedagógico e Plataforma Live Mocha servem como apoio pedagógico aos professores.

“Apresentarei aos professores duas ferramentas de suporte em sala de aula para que os mesmos consigam planejar suas aulas com maiores condições de trabalho. No caso da Plataforma Live Mocha é uma opção para se trabalhar por meio das redes sociais no qual os professores poderão recomendar aos seus alunos”, ressaltou o palestrante.

A professora de inglês da Escola Mul. Tereza Cordovil (Tarumã, Zona Rodoviária), Gisele Lemos, além de participar do seminário levou seus alunos para apresentar a dança Hip Hop. Segundo ela, por meio da língua inglesa os alunos socializam os seus conhecimentos e atravessam as fronteiras.

“Trabalho o inglês a partir da realidade dos alunos, fazendo a ponte entre o conteúdo e a realidade. As formações são um suporte de apoio no qual me dá sugestões de novas práticas em sala de aula”, comentou a professora.

O evento contou com as parcerias da Cambridge University Press, Ed. Ática, Ed. Scipione e apoios da Ed. Moderna, Lira, Valer e FTD Editora.

Atualmente a Semed conta com 200 professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais.