06/11/15 | 15:46
Professores participam do 3º Seperam até este sábado

CS - 06-10-15 - Professores de Ensino Religioso participam do 3º Seperam (6)Para melhorar a prática pedagógica e promover a troca de experiência adquirida em sala de aula, professores e alunos que trabalham o Componente Curricular do Ensino Religioso se reúnem, até sábado, 7, no 3º Seminário de Professores de Ensino religioso do Amazonas (Seperam).

O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras instituições de ensino, começou, na noite desta quinta-feira, 5, no auditório da Semed. Nesta sexta-feira, o seminário acontece na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na Avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus, e o encerramento ocorrerá, novamente, no auditório da Semed, no sábado, 7.

No primeiro dia do Seperam, os participantes puderam acompanhar uma conferência magna com o tema: ‘A diversidade Religiosa no Amazonas: Uma abordagem sobre a prática pedagógica na escola’, que teve como expositores os professores Manoel do Carmo da Silva Campos, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Rosângela Siqueira da Silva, da Semed.

CS - 06-10-15 - Professores de Ensino Religioso participam do 3º Seperam (5)De acordo com o professor Francisco Sales Bastos Palheta, coordenador do evento, o seminário serve para que os participantes troquem experiências do que está dando certo e do que precisa ser melhorado dentro do Ensino Religioso que é abordado nas escolas.

“É o único evento anual para professores do Ensino Religioso e é um momento muito rico de troca de experiência de quem trabalha com este tema”, explicou o coordenador. “Durante o Seperam, teremos salas temáticas, onde o profissional poderá trazer sua prática de sala de aula para socializar e interagir com outros colegas que trabalham na mesma área”, contou.

Para a coordenadora de Diversidade da Semed, professora Lídia Helena, os educadores devem utilizar os conteúdos repassados durante os três dias de seminário para trabalhar a diversidade em sala de aula. Segundo ela, é importante lembrar que o Brasil é um país laico e os professores devem estar preparados para uma abordagem bem diversa nas escolas.

“O objetivo é trabalhar a diversidade religiosa no Amazonas e levar aos nossos professores uma abordagem pedagógica sobre esse tema nas escolas. Temos tido muitos problemas, porque as pessoas continuam achando que tem o direito de levar para sala de aula tudo aquilo que acreditam e esquecem que o Brasil é um país Laico, que desde a Constituição de 1891 não temos mais uma religião oficial”, informou.

CS - 06-10-15 - Professores de Ensino Religioso participam do 3º Seperam (3)Participando pela primeira vez do seminário a professora de Ensino Religioso, Lucicleide Magalhães dos Santos, da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, acredita que pode adquirir um conhecimento maior para trabalhar com os alunos.

“Passei o dia trabalhando e vim para o seminário com o objetivo de sair, ao final desses três dias, com uma bagagem boa para que eu possa trabalhar o Ensino Religioso e repassar esse conhecimento para meus alunos”, contou.

Programação

Durante esta sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, os educadores participarão de cinco salas temáticas voltadas para o Componente Curricular de Ensino Religioso. Os temas trabalhaos serão: ‘ Ensino Religioso: práticas pedagógicas em contexto escolar’; ‘Fenômeno religioso: objeto da ciência’; Discriminação, preconceito e intolerância religiosa no contexto escolar’; Ensino Religioso no Amazonas: uma experiência a partir do Parfor’ e Perspectiva curricular para o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No sábado, o evento acontecerá no auditório da Semed, das 8h às 12h, onde serão expostos trabalhos com o tema ‘Diversidade Religiosa na Amazônia: um desafio ao Ensino Religioso’.


TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054