24/03/14 | 16:39
Professores participam de projeto para tornar as aulas mais produtivas

Professores municipais do ensino regular, dos anos iniciais (1º ao 5º ano), dos anos finais (do 6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam, nesta semana, de 24 a 28 de março, do projeto “Oficinas de Formação em Serviço”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 Esta é a quarta fase do projeto que acontece desde 2011. “No primeiro ano, a fase foi de pesquisas nas escolas. No segundo, ocorreu a elaboração de projeto formativo. Em 2013 o projeto foi voltado às formações solicitadas pelos professores. Neste ano, a proposta é elaborar projetos de aprendizagem para desenvolvê-los com alunos em salas de aula”, explicou a coordenadora dos estagiários do projeto, professora Euzenir Trajano.

 “Os professores estão na etapa de planejamento para elaborar o conteúdo a ser aplicado com os alunos. O objetivo é construir ferramentas didáticas para ensino de acordo com a estrutura de cada escola, com suas realidades. O projeto, em todas as suas fases, quer capacitar os professores, fazendo-os conhecer a escola a fundo e montar suas aulas de maneira produtiva”, relatou Trajano.

 O projeto conta com estagiários da UEA, que irão até às salas de aula acompanhar os professores na capacitação. Ao todo, 233 professores devem participar do projeto.

 Participantes

O projeto “Oficinas de Formação em Serviço” é oferecido em oito escolas municipais: Escola Municipal Carlos Gomes e Escola Municipal São Pedro, na Compensa; Escola Municipal Engenheiro João Alberto M. Braga, no conjunto Manoa; Escola Municipal Professora Terezinha Costa Coelho, Escola Municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, na comunidade Parque São Pedro; Escola Municipal Anastácio Assunção, no São Lázaro, Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, no Alvorada, e Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, no Puraquequara.

 Congresso

Professoras da Semed, Cristina Araújo e Maria Quitéria participarão do 2º Congresso Nacional de Formação de Professores e do 12º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, que tem como tema “Por uma Revolução no Campo da Formação de Professores”.

Os congressos ocorrem de 7 a 9 de abril, no município de Águas de Lindóia, em São Paulo. As professoras são formadoras do projeto “Oficinas de Formação em Serviço” e devem participar de mesas redondas para contar suas experiências com o projeto.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed)  92 3632-2054