10/03/14 | 19:08
Professores participam de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A partir desta segunda-feira (10), 74 professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam do curso de formação em língua portuguesa para orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na Rua Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul.

Esta é a última etapa da capacitação para orientadores, que teve início em março do ano passado. O Pacto é um compromisso assumido pela Semed e o Governo Federal, com o objetivo de assegurar a alfabetização de todas as crianças de até 8 anos do município.

Após concluírem o curso, que tem duração de três dias, os orientadores tem a missão de expandir os conhecimentos adquiridos para mais 2 mil professores alfabetizadores (1º ao 3º ano) da rede municipal de educação.

De acordo com a coordenadora local do PNAIC, professora Maysa Girlane Araújo Amorim,  as capacitações para os professores alfabetizadores acontecerão nos dias 22 de março e 12 de abril. “Esses orientadores que estão participando do curso  irão repassar as informações para os professores das escolas em que eles trabalham. As capacitações terminam em abril, culminando com um seminário de encerramento que acontecerá na Ufam, em parceria com a Semed e Seduc”, informou.

O programa federal apoia as escolas públicas com formações continuadas de professores alfabetizadores, cursos presenciais e bolsas de estudos. Ainda segundo a coordenadora, cada professor alfabetizador recebe uma bolsa de R$ 200 do Ministério da Educação (MEC) e um auxílio de R$ 87 por encontro, da Semed.

Ao aderir ao PNAIC, os governantes se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), junto aos concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Texto: Luana Carvalho

Foto: Rodemarques Abreu 

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054